sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Conhecendo a Vizinhança


Vizinhança são aquelas pessoas que ou moram perto da gente, ou até mesmo que são próxima de alguma forma. Um exemplo clássico é o seriado do Chaves, quem nunca se divertiu com as comedias vividas naquela vizinhança, e acima de tudo sempre alguém aprende com outro dentro desse círculo de amizade ou até mesmo de convivência.

Pois bem estréia hoje no Pitacos o “Conhecendo a Vizinhança”, esse quadro trará todo sábado um blogueiro da nata, ou seja, um blogueiro amigo, que é gente da gente, sem muita fama, mas com muita coisa para ensinar. Além da entrevista tradicional teremos o momento nada haver, mas essa surpresa vou deixar pra vocês descobrirem como que funcionará. Vamos largar de conversinha e vamos á primeira entrevista:


O Cara é sinônimo de audiência na certa, o primeiro entrevistado é nada mais nada menos que Wilson Hebert, jornalista, dono de um dos melhores textos da blogosfera, escrever igual ele é pra poucos, WH é proprietário do blog
Futebol, musica e etc, além de ser colaborador do blog do André Rocha, Futebol & Arte, além lógico de ser o novo colaborador do nosso blog. Abaixo estão as perguntas com as respectivas respostas do nosso filósofo, cantor, futeboleiro além de blogueiro de elite Wilson Hebert.

Conhecendo a vizinhança

De onde e como surgiu o blog?

Eu já pensava em fazer faculdade de jornalismo desde quando vi que não conseguiria ser jogador de futebol (rs). Concretizei essa decisão ainda na oitava serie no ano de 2002, quando eu de fato me vislumbrei com os repórteres brasileiros no outro lado do mundo fazendo a cobertura para uma Copa do Mundo de futebol. A partir daí coloquei em prática um hobby que já vinha praticando há algum tempo, que era o de escrever. Só que eu escrevia meus textos (só escrevia sobre futebol) em papéis de rascunho e em coisa de dois ou três dias já não sabia mais onde estava o texto que eu tinha feito. Eu precisava de uma espécie de arquivamento dos meus textos.

Pois bem, em 2007 comecei a acompanhar diariamente o blag do Mauro Beting no Lancenet! Mas era diariamente mesmo. Eu comentava em todos os posts deles e chegava a debater com outros leitores. Acho que eu estava viciado naquilo... E o Mauro como democrático que é, sempre abriu as portas para outros colaboradores escreverem no seu blag. Não, eu nunca postei lá como blogueiro (rs), mas através do blag do Mauro, conheci o blog do André Rocha “Futebol & Arte” e vi um blog que falava, não só de futebol, mas de música, de política e de outros assuntos com a importância que convinha ao blogueiro em questão. Achei aquele trabalho dele bem interessante e acabei criando um blog com um formato parecido e o que é melhor, o próprio André Rocha me ajudou e muito nesse meu início. Portanto, o blog “Futebol & Arte” me inspirou a criar o “Futebol Música e Etc”.

Depois, nas trocas de e-mails com o André, acabei descobrindo que ele não era um jornalista como eu imaginava, mas sim, um estudante de jornalismo como eu. E o mais curioso, na mesma faculdade e no mesmo turno. Só faltou sermos companheiros de turma (rs)... Hoje somos grandes amigos.

Toda vez que eu conto isso pra alguém eu fico pensando: caramba, que incrível!


Blogueiros em que você se espelha?Pq?

Depois dessa primeira resposta, já ficou bem claro que eu me inspiro no André e no Mauro, né. Mas desde que eu criei meu blog, passei a conhecer outros nessa blogosfera bem cheia de gente competente. Listo alguns blogs que possuem cada um, sua principal característica dentro da minha concepção, que eu admiro bastante.

Por exemplo, o próprio Pitacos do amigo Danilo (que agora eu tenho a honra de ser colaborador), que como eu já falei pra ele algumas vezes, tem uma coisa muito bacana. Um dinamismo incrível. Essa vontade do Danilo de estar sempre apresentando novidades em seu blog, com novos quadros, novas formas de interação com seus leitores e até de entretenimento como é o caso das Ligas Pitacos, é uma coisa que eu admiro bastante.

Também admiro muito o “Sou Cruzeirense” (apesar de eu ser flamenguista... rs). É o blog de time que eu mais me inspiro. Não que eu fale mais do Cruzeiro do que de outros times, mas vejo o Carlão Azul (que é um grande amigo que fiz na blogosfera) levar seu blog com uma paixão, uma resposabilidade e principalmente, uma dedicação tão incrível, que não tem como eu não me inspirar nessa força blogueira dele.

Outros três que eu não posso deixar de citar é o blog do Maldita Futebol Clube que sempre nos brinda com textos cheios de humor, inteligência e descontração, alem claro, das informações precisas. O Rola Blog, que apesar de não visitar diariamente, reconheço também ter uma resposabilidade e dedicação do Breiller, assim como o Carlão Azul, e sempre com excelentes textos. E claro, mais outro grande amigo que fiz na blogosfera o nobre Rui Moura, que lá de Portugal, nos traz sempre informações históricas e precisas do Botafogo de Futebol e Regatas. Essa paixão internacional dele pelo Fogão, é outra coisa bonita que eu conheci na blogosfera.

Qual o melhor blog na sua área, na sua opinião?

Esses que eu citei na resposta anterior também se encaixam como os melhores em minha opinião. Mas se for pra dizer todos que eu realmente gosto, são aqueles que eu costumo estar sempre visitando. Tem o Marcação Cerrada do Vinicius Grissi, o Jogo Duro do Arthur Virgilio, o Snoopy em preto em branco do Fabio Gomes (que fala do Botafogo), o blog do Gremista Fanático (que sempre traz as fichas informativas sobre os duelos do Imortal) e pra não dizer que eu não citei nenhum que fale sobre o meu time, vou aqui citar três: o blog Confio no Mengão, Mengão Guerreiro e Flamengo Eternamente.


Qual o tema principal do blog? Quais suas fontes e inspirações para escrever seus textos?

Bom, eu não vou começar essa resposta com a data que eu criei meu blog, porque essa informação vai estar na próxima resposta (rs). Mas desde quando criei o “Futebol, Música e Etc” tive a intenção de falar sobre vários assuntos, mas por mais que eu tentasse colocar uma diversidade de temas no FME eu não fugia do futebol. Sempre procurei falar de vários assuntos como musica, política, mídia e etc, mas o futebol se impôs como carro chefe sem precisar pedir autorização...

As minhas fontes de inspiração, além dos blogs que eu já falei, são as mais variadas. Por exemplo, quando escrevo sobre política, os problemas muitas vezes me inspiram (mesmo que negativamente) a escrever um texto e lógico, esculhambando o político em questão. Quando escrevo sobre musica, é a própria musica que me inspira. Num dos meus últimos textos, homenageando Raul Seixas, o fiz ouvindo as musicas do próprio cantor. Certamente não teria inspiração melhor pra esse texto...

Quando surgiu o blog, quais as datas e posts mais marcantes para você?

Bom, o “Futebol, Música e Etc” nasceu no portal Uol no dia 7 de novembro de 2007 com um texto sobre a “perda da soberania dos clubes brasileiros”. Depois de uns seis meses de blog, eu lembro que estava relendo meus textos e sobre esse primeiro eu pensei: “acho que escrevi besteira. Na verdade os clubes nunca perderam soberania nenhuma, porque nunca tiveram.” Sim porque em dado momento eles deixaram de ter autonomia sobre o passe dos jogadores, mas nunca deixaram de ser dependentes das cotas de TV... Mas isso não vem ao caso agora, né (rs)

No dia 17 de fevereiro de 2008 passei o FME para o Blogspot. Acho que foi uma das melhores coisas que fiz nessa vida de blogueiro. As ferramentas do Blogspot nos dão muito mais autonomia pra mexermos no blog. Agradeço ao Carlão Azul pela dica...

Os posts mais marcantes por enquanto são as homenagens que já fiz a jogadores, bandas e cantores. Mas teve um (nem foi eu que escrevi) que teve fundamental importância. Foi uma entrevista com o Apolinho (radialista Washington Rodrigues da Radio Tupi) na qual eu e o André Rocha fomos ate a radio para entrevistá-lo. Na oportunidade, que foi recente, nos fomos em nome do Futebol & Arte que hoje, alem de ser uma inspiração pra mim, é também um blog que eu contribuo escrevendo meus textos...

O que você dá mais importância em seu blog? E por que?

Bom, não tenho dúvidas nenhuma pra responder essa questão. O que dou mais importância no meu blog, é a liberdade que tenho pra escrever aquilo que penso. As vezes faço ate um auto-julgamento e chego a conclusão que exagerei em alguns trechos do texto, mas faz parte...

E pelo que vejo na mídia hoje em dia, dificilmente terei tamanha liberdade num grande veículo de comunicação, quando eu estiver de fato, no mercado jornalístico.

Qual o peso da influencia dos blogs atualmente?

Ate pegando um gancho na minha resposta anterior, eu acredito que os blogs tragam o peso da sinceridade. Porque, pelo menos em minha opinião, o blogueiro não precisa se prender 100% na informação. Ele pode se dá a liberdade de opinar e opinar da forma que lhe convier. Então, quando alguém esta lendo um blog, pode ter certeza que esta lendo um texto “original” que não passou pela revisão da linha editorial, como acontece nos jornais. ACHO que ate as colunas assinadas pelo próprio colunista deve ter suas restrições.

Saberia dizer qual perfil dos blogueiros que visitam seu blog?

Quase que 100% são blogueiros que possuem blogs sobre futebol. O que me deixa feliz, é que o FME deve ser um dos poucos visitados por eles, que de vez em quando traz outros temas sem ser futebol e pelos comentários, vejo que tem muitos blogueiros que se interessam por essa diversidade.

Recentemente tenho recebido visitas de blogueiros que tenham blogs sobre outros temas que não o futebol.

Desde que você faz parte da blogosfera, qual a melhor e a pior situação ocorrida em seu blog?

A pior situação foi no segundo semestre do ano passado. Por mil e um afazeres da faculdade, acabei deixando de atualizar meu blog em varias ocasiões. Houveram momentos em que eu não atualizava o FME por mais de uma semana.

A melhor situação, claro, tem sido o reconhecimento da galera da blogosfera com relação aos meus textos, inclusive sendo chamado pra ser colaborador, como no caso do Futebol & Arte e agora, do “Pitacos do Bodaum”.

Dou muito valor as criticas construtivas, e sempre as recebi de braços abertos, mas como todo ser humano, também gosto de um elogio. Faz bem pro ego...

Outra grata situação foi a volta a ativa do blog esse ano, onde estou tendo o prazer de compartilhar o FME com outros colaboradores. E entre eles, destaco o Efraim, que tem escrito textos interessantes sobre cinema, um assunto que andou meio esquecido no meu blog por um tempo. Os outros colaboradores ainda não estrearam, mas tenho certeza que quando o fizerem, também o farão da melhor maneira.

Se você fosse o técnico da blogosfera quem você colocaria no seu time? Escale os seus onze titulares!

Eita. Essa é difícil. Bom, no gol, pra dar segurança, eu escalaria o Mauro Beting, que com todo seu conhecimento e sua habilidade, daria tranqüilidade debaixo das traves. Na zaga, eu escalaria um trio de impor respeito: André Rocha (Futebol & Arte), Breiller Pires (Rola Blog) e Leandro Carvalho (Maldita Futebol Clube). Ali à frente da zaga como um cão de guarda, eu escalaria o Carlão Azul (Sou Cruzeirense), que com toda sua dedicação, não iria deixar a defesa em enrascadas. Nas alas, colocaria o Danilo Damasceno (Pitacos do Bodaum) e o Gremista Fanático (blog auto-intitulado) que dariam uma boa movimentação ligando as jogadas com o ataque em velocidade. Na armação, colocaria Vinicius Grissi e o Arthur Virgilio que com suas técnicas, colocariam os atacantes na cara do gol. E no ataque, dois botafoguenses, o Fabio Gomes e o Rui Moura, que desde o inicio do meu blog marcaram sempre presença, então também seriam presença certa na área adversária.

Momento nada haver!

Se você fosse prefeito de São Paulo, você participaria da parada gay? Porque?

Com toda certeza! Hahahaha

Mas falando serio, os gays são cidadãos como qualquer outro, e essa celebração deles merece o reconhecimento de importância das autoridades da cidade em que vivem assim como todo grupo social existente.



13 comentários:

Wilson Oliveira disse...

Danilo, obrigado por me conceder a honra de ser o primeiro entrevistado de mais um quadro genial de sua autoria aqui no Pitacos.

Obrigado mesmo!

E galera, nao esqueçam:

Atenção blogueiros de elite, adicionem no seu msn group38099@groupsim.com . É o chat de msn criado só para blogueiros, para que a gente possa promover nossas mesas redondas virtuais.

Abração a todos e espero que tenham curtido essa entrevista!

Anônimo disse...

É isso ai Danilo muito fera esse quadro aqui do Pitacos, a ideia foi mesmo genial. Boa a entrevista com o Wilson que com certeza daria um otimo tecnico, eu de ala seria muito bom, apesar de preferir ser goleiro, mas valeu ai. Abraço.
Saudações do Gremista Fanático

Jogo Aberto disse...

muito legallll

Unknown disse...

eu jah tinha vindo aqui conferir, mas só agora li na íntegra! enfim, tardei mas não esqueci. e gostei de conferir a entrevista do wilson hebert que agora é tbm mais um amigo blogueiro e que tenho muita confiança para ajudar o blog nessa empreitada. abrassss

Vinicius Grissi disse...

Entrevista interessante. E acabei sendo citado ali, não imaginava.

Sem dúvida, escolheu muito bem por quem começar este quadro. O Wilson é um dos ótimos blogueiros do país...

Lucas Serra disse...

Boa entrevista mesmo.

Talvez fique meu poluído, mais seria interessante colocar o link dos blogs indicados, mesmo que seja em uma lista no final da entrevista. Apenas uma sugestão! :-)

Anônimo disse...

Muito boa entrevista, ótimas perguntas e excelentes respostas....

Impasse Livre disse...

Muito legal a entrevista..e agradeço a citação do carioca e flamenguista(argh!, alguém tem que ter um defeito né..rs), e super gente fina WH. o futebol , musica e etc é referência blogueira, e o Wilson eu conheci nos tais chats do Beting e do PVC...rs o cara é tranquilo, mas tinha que ser Flamengo?!?!? Bom, de qualquer forma , entrarei nessa onda do chat, apesar de não gostar dop msn... e já linkei o pitacos lá...agora eu sou um bom goleiro(1,98 de altura, né?), mas quebro o galçho na zaga tb..escalado pelo WH a gente tem que corresponder,né? queria agradecer as citações e mais do que isso, ele sabe que essa admiração é recíproca...abs, Leandro Carvalho

Impasse Livre disse...

Muito legal a entrevista..e agradeço a citação do carioca e flamenguista(argh!, alguém tem que ter um defeito né..rs), e super gente fina WH. o futebol , musica e etc é referência blogueira, e o Wilson eu conheci nos tais chats do Beting e do PVC...rs o cara é tranquilo, mas tinha que ser Flamengo?!?!? Bom, de qualquer forma , entrarei nessa onda do chat, apesar de não gostar dop msn... e já linkei o pitacos lá...agora eu sou um bom goleiro(1,98 de altura, né?), mas quebro o galçho na zaga tb..escalado pelo WH a gente tem que corresponder,né? queria agradecer as citações e mais do que isso, ele sabe que essa admiração é recíproca...abs, Leandro Carvalho

André Rocha disse...

Bacana a entrevista do Wilson!

E obrigado pela citação do Futebol & Arte. Muito me alegra saber que o meu cantinho virtual inspirou a criação de um blog tão legal quanto o do meu amigo WH.

E parabéns por mais essa seção do blog, Bodaum! Hehe

Abraços!

Zêro Blue disse...

Puxa com minha atual FALTA DE TEMPO parece que fui o último a ter conhecimento dessa ENTREVISTA.

Parabéns Danilão, o blogueiro mais VIRÃO da net... sempre com novidades... visitar esse blog é melhor do que visitar padaria quando se tem fome, tá com o balcão sempre cheio de novidades APETITOSAS.

---
Bom agora, como é praxe, tenho que dar meu pitaco sobre o pouste...:

Primeiramente agradeço demais ter tido a honra de ser lembrado pelo ILUSTRE entrevistado. Pessoa super-educada, fina mesmo, inteligente, articulado e tudo mais que se possa lhe imputar pois o cabra é mesmo COMPETENTE, eu não poderia esperar nada diferente desse meu GRANDE AMIGO Wilson Hebert.

Agradeço a imensa (e exagerada) fila de qualidades que ele atribuiu a essa humilde pessoa, sei que por força de sua amizade e generosidade ele exagerou e extrapolou em muito o que sou, mas AGRADEÇO PENHORADAMENTE.

Ah. Ele acertou há uns 50 anos atrás quando ainda jogava bola é nesta posição mesmo que eu me dava melhor...

Abraços a todos e mais uma vez, OBRIGADO WH.

---Siga meu Blog---

Abraços e...
Saudações Celestes

SITE/BLOG
Sou Cruzeirense - Site
Sou Cruzeirense – Blog
CRUZEIRO: O MAIOR DE MINAS
ENTREM, DÊEM UMA ESPIADINHA E SINTAM-SE A VONTADE: TOSTÃO, um apelido, um símbolo, UM ÍDOLO!

snoopy em p/b disse...

fico honrado com a citação do wilson.
a blogosfera nos traz surpresas agradabilíssimas e amizades interessantes.
valeu, wilson!

não conhecia este blog e me falaram que eu havia sido citado pelo wilson nesta quadro.
colocarei um link no "snoopy em p&b".

grande abraço e sds. botafoguenses!!!

www.snoopyempretoebranco.blogspot.com

Anônimo disse...

bom comeco