O quadro "História de Quem Fez História" estréia no Pitacos 2009.
Ano novo, novos campeonatos e novos jogadores pintando no cenário do futebol, contudo 2008 foi um ano de muitas emoções e, acima de tudo, muita competitividade em todos seus campeonatos.
Se você, assim como eu, é nostálgico, embarque nessa viagem. Uma espécie de retrospectiva do ano que passou.
ESTADUAIS:
No Campeonato Paulista, o Palmeiras levantou o caneco após derrotar a Ponte Preta por 1 a 0 e depois 5 a 1. A campanha do título do Verdão foi marcada por polêmicas como a do gás de pimenta no vestiário da equipe do São Paulo, no jogo disputado pela semifinal no Palestra Itália.
No Campeonato Carioca, o Flamengo, Campeão da Taça Guanabara, enfrentou o Botafogo, que havia vencido a Taça Rio. Na final o Flamengo venceu o primeiro jogo por 1 a 0 e o segundo por 3 a 1. O Campeonato Carioca teve uma mudança significativa no regulamento, e o mando de campo ficou para todos os times tidos como grandes do Rio. Todos os clássicos foram disputados no Maracanã.
O Cruzeiro faturou a taça do Campeonato Mineiro ao derrotar, no Mineirão, seu arqui-rival Atlético por 1 a 0.
O Internacional de Porto Alegre foi campeão pela 38ª vez do Campeonato Gaúcho. O título veio em cima do Juventude, que foi derrotado por 1 a 0 no primeiro jogo e por uma senhora goleada de 8 a 1 (!) no segundo jogo.
O Coritiba, que havia vencido pela última vez o Campeonato Paranaense em 2004, voltou a conquistá-lo em 2008 derrotando o Atlético Paranaense por 2 a 0 no primeiro jogo e perdendo por 2 x 1 o segundo.
No Campeonato Catarinense o título ficou com o Figueirense, que derrotou o Criciúma na primeira partida, por 1 a 0, e foi derrotado na segunda por 3 a 1, na prorrogação.
O Itumbiara sagrou-se campeão do Campeonato Goiano, vencendo o Goiás por 1 a 0 e 3 a 0. Foi o primeiro título goiano da equipe.
No Campeonato Baiano quem se deu bem foi o Vitória, que foi campeão empatado em pontos com o Bahia, mas vencendo no número de gols marcados (16 a 11)
O Campeão do Campeonato Pernambucano foi o Sport, que venceu os dois turnos do estadual.
O Fortaleza venceu o Icasa por 2 a 0 e 4 a 2 e garantiu o título do Campeonato Cearense.
COPA DO BRASIL:
O Sport Club do Recife foi campeão da Copa do Brasil e conquistou a vaga para a Libertadores 2009, após vencer a final contra o Corinthians.
Eliminando equipes como Palmeiras e Internacional, a equipe de Pernambuco adquiriu confiança durante a competição e chegou com moral à final.
Ainda assim, o Corinthians venceu a primeira partida no Morumbi por 3 a 1.
Quando tudo parecia encaminhado para a equipe paulista conquistar a competição, a reação pernambucana veio. Na Ilha do Retiro, o Sport mostrou sua força e venceu por 2 a 0, tornando-se o campeão.
LIBERTADORES:
O Fluminense foi o representante brasileiro na final da Libertadores, contra a LDU do Equador.
A equipe do Rio havia vencido o São Paulo nas quartas-de-final, e o Boca Juniors nas semifinais.
O Flu perdeu o primeiro jogo por 4 a 2 e aí foi tarde demais, os 3 a 1 no jogo de volta não bastaram para recuperar, e a Liga Deportiva Universitaria se tornou campeã da América.
CAMPEONATO BRASILEIRO:
O São Paulo agora é Hexacampeão Brasileiro e campeão três vezes consecutivas da competição. Perdendo apenas 1 vez no segundo turno, a equipe do técnico Muricy Ramalho e do goleiro Rogério Ceni venceu o último jogo por 1 a 0 contra o Goiás.
O tricolor terminou com 75 pontos, 3 a frente do segundo colocado, Grêmio.
COPA SULAMERICANA:
O Internacional/RS foi campeão da Sulamericana passando por equipes como o Arqui-rival Grêmio e o argentino Boca Juniors.
Na final contra o Estudiantes, o Inter venceu o primeiro jogo por 1 a 0 em La Plata.
No jogo de volta o Colorado ia perdendo por 1 a 0, e só conseguiu marcar o gol do título na prorrogação. Final 1 x 1 e Inter Campeão.
MUNDIAL DE CLUBES:
O Manchester United vingou o Fluminense e derrotou a LDU do Equador por 1 a 0, com gol solitário de Wayne Rooney, na final do Mundial de Clubes da FIFA.
Em 6 meses, o time inglês conquistou o Campeonato Inglês, a Champions League e o Mundial. Um ano perfeito para a equipe de Sir Alex Ferguson.
contato:luanspinucci@ymail.com
5 comentários:
add o meu blog nos favoritos do seu?
muito boa essa hitoria
Recordar é viver!
Agora, no entanto, é hora de começar a escrever uma nova história. A temporada 2009 chega quente a partir da semana que vem!
Muito bom o quadro. Foi um ano marcante.
EU CANTAREI POR TI, MESMO QUE A VOZ ME DOA!
saulobotafogo.blogspot.com
Muito boa a retrospectiva do Luan.
Alegrias e tristeza pra varias torcidas e mais uma vez, vimos o São Paulo ser campeão nacional...
Danilo, segui uma sugestão sua e fiz um post especial sobre a vida do Raul Seixas la no blog...
Abraços!
Pessoal, obrigado pela visita e pelos comentários. O ano de 2008 foi, sim, marcante, mas o de 2009 promete e vai bombar ainda mais. Continuem ligados nas próximas edições ! Abraços !
Postar um comentário