quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Matemática e Polêmica - Futebol Feminino

Está de volta o quadro Matemática e Polêmica, onde postarei sobre assuntos polêmicos e curiosidades matemáticas a cada semana. Hoje é a estréia do quadro e vou falar sobre o futebol feminino no Brasil.

Quem pensa que o futebol feminino surgiu em 1996, com sua inclusão nos Jogos Olímpicos de Atlanta, está muito enganado.
A primeira partida foi disputada em 1898, em Londres, entre Inglaterra e Escócia.
Já no Brasil, catarinenses e tremembeenses se enfrentaram em São Paulo em 1921.
Em 1964, o Conselho Nacional de Desportos proibiu a prática do futebol feminino no Brasil, decisão que só foi revogada em 1981.

Em 1996 o futebol feminino começou sua caminhada rumo ao sucesso com a inclusão no programa olímpico. O campeão foi o time da casa, Estados Unidos que venceu a China por 2x1 na final. O Brasil ficou em 4º lugar, assim como em Sidney, onde a Noruega levou o Ouro. Em 2003 as meninas do Brasil levaram o ouro no Pan Americano, começando a chegar nas decisões mais importantes.

Em 2004 em Atenas e 2008 em Pequim a história se repetiu, EUA e Brasil frente a frente, empate no tempo normal e vitória americana na prorrogação. Mas o jogo que mais agradou a torcida foi em casa, no Estádio do Maracanã, na final do Pan do Rio em 2007.

Mais uma vez brasileiras e americanas frente à frente, e uma estrondosa goleada por 5x0 comandada por Marta e companhia. Sem contar a final no Mundial de 2007 na China, não fomos campeões mas valeu a chegada até a final. Para complementar Marta foi a 3ª melhor do Mundo em 2004, a 2ª em 2005 e de 2006 pra cá é tricampeã do prêmio da FIFA, sem contar os dois terceiros lugares de Cristiane em 2007 e 2008.

O futebol feminino faz muito pelo Brasil, e o que o Brasil faz pelo Futebol Feminino?

Alguns estados realizam campeonatos estaduais com seus clubes, e desde 2007 a CBF realiza uma Copa do Brasil feminina, mas não satisfaz os desejos das jogadoras e dos dirigentes. O desejo das brasileiras seria uma Liga Nacional talvez nos moldes do Campeonato Brasileiro Masculino, a Copa do Brasil é um Campeonato para os bons times que jogam um número considerável de partidas, para quem é eliminado são apenas duas partidas. O atual campeão é o Santos FC que venceu o Sport na final. Em 2007 o campeão foi o Mato Grosso do Sul FC / Saad Esporte Clube.

Em 2009 os Estados Unidos montou uma grande Liga, que deve contar com as melhores do Mundo. Ficamos a espera de melhoras no Brasil.

6 comentários:

Wilson Oliveira disse...

Bela estreia, Rafael!

De fato, é um assunto polêmico. Eu sou a favor de termos uma liga para o futebol feminino aqui no Brasil. Mesmo que achem que nao vai dar certo, deveriam fazer em três anos como experiencia.

Acredito que o maior risco, caso façam essa experiencia, é que tenhamos jogos mais contagiante no feminino do que no masculino.

Parabens pelo texto, Rafa!

Abs!

Rafael Sobieski disse...

Obrigado Wilson, acho que o futebol feminino merece mais atenção no país por isso foi escolhido para o tema de hoje.

Sobre a bola disse...

Belo texto!
Assunto importante, tratado com maestria, parabéns!
Abraços

Sindell Cappi disse...

parabens sobis, gostei mto...
realmente é um assunto polemico que precisa d mta atenção, mto bem escolhido o tema..

bjs

Lucas Serra disse...

Também sou a favor do Camp. Feminino, mas acho que poderiam tentar em fazer algo conjunto com o futebol masculino. Com partidas prliminares, até conseguir se firmar no cenário nacional.

Anônimo disse...

Cara era só ter um pouquinho de boa vontade que dava pra se fazer um calendario digno para as mulheres mostrarem que realmente podem fazer um otimo campeonato e com certeza em breve todo mundo que apoiasse teria o retorno. muito boa a materia. abs.
Saudações do Gremista Fanático