quarta-feira, 4 de março de 2009

Matemática e Polêmica


Campeonato Brasileiro de 1987
Nesta semana o quadro Matemática e Polêmica do blog Pitacos do Bodaum entra numa das maiores polêmicas envolvendo o Campeonato Brasileiro. Trata-se do episódio de 1987 quando CBF e Clube dos 13 organizaram o Brasileirão e até hoje ninguém sabe quem é o verdadeiro campeão: Flamengo ou Sport?
"Em 1987, os treze principais clubes do futebol brasileiro na época (Vasco da Gama, Corinthians, São Paulo, Palmeiras, Flamengo, Santos, Fluminense, Botafogo, Atlético Mineiro, Cruzeiro, Internacional, Grêmio e Bahia) decidiram fundar uma associação denominada Clube dos 13. Reunidos na nova associação, apesar das ameaças de desfiliação por parte da CBF, com o respaldo da FIFA, agregaram um novo elemento ao mundo do futebol brasileiro, ou pelo menos inédito: o projeto de marketing. Patrocinados pela Coca-Cola, Varig e Rede Globo de Televisão, organizaram a Copa União, uma alternativa ao Campeonato Brasileiro.

A criação da Copa União surgiu após uma conciliação entre a CBF e o Clube dos 13, já que uma desobediência à entidade poderia provocar reações da FIFA. O novo campeonato foi dividido em quatro Módulos, sendo o Módulo Verde - composto pelos 13 integrantes do Clube dos 13 além de Goiás, Santa Cruz e Coritiba, deixando de fora o Guarani, vice-campeão do ano anterior e o América, 4º colocado - considerado como primeira divisão juntamente com o Módulo Amarelo. A CBF organizou ainda outros dois módulos: azul e branco, equivalentes a segunda e terceira divisão.

Como forma de conciliar os interesses do Clube dos 13 com os da CBF era previsto que os campeões e vice dos módulos verde e amarelo se enfrentassem em um quadrangular final, de onde sairiam os representantes brasileiros na Taça Libertadores da América.

Em dezembro de 1987, após a confirmação dos quatro times finalistas em cada módulo (Flamengo, Internacional, Sport e Guarani), a CBF anunciou a tabela deste quadrangular, que seria disputado em turno e returno. Alegando que o regulamento foi alterado à revelia do Clube dos 13, Flamengo e Internacional se recusaram a disputar. Com isso Sport e Guarani disputaram o quadrangular, vencendo os jogos contra Flamengo e Internacional por WO.

A CBF acabou declarando o Sport como Campeão Brasileiro de 1987, enquanto o Clube dos 13 fez o mesmo com o Flamengo.

A CBF proclamou Sport e Guarani, respectivamente campeão e vice daquele ano, como representantes do Brasil na Taça Libertadores da América. Tendo o caso sido levado à justiça comum, esta, em processo cuja decisão já se tornou definitiva (sem possibilidade de recurso), deu ganho de causa ao Sport Club do Recife.

Em janeiro de 1988, quando o resultado do campeonato ainda estava em litígio, o Jornal do Commercio de Recife publicou uma grande reportagem, amplamente favorável aos interesses do Sport, sugerindo inclusive que o Internacional e o Flamengo deveriam ser rebaixados para a série B, o que nunca aconteceu porque não tinha qualquer base legal e sequer foi cogitado pela CBF ou por qualquer outro órgão de imprensa."

(Wikipedia)

Na minha opinião acredito que o Flamengo deve ser considerado o campeão, pois se Guarani e Sport estivessem no módulo verde, poderiam não ter tanto sucesso como no módulo amarelo.

E para vocês, quem é o campeão moral?

10 comentários:

Anônimo disse...

Campeão: Sport
Vice: Guarani

Fato!

Marcel Jabbour disse...

História complicada. O fato é que o Guarani era o então vice-campeão brasileiro, um baita time.

Mas o Módulo Verde foi disputado com se fosse a primeira divisão. E pelos relatos, já era meio claro que os times do Clube dos 13 não aceitariam jogar contra os campéões do módulo amarelo.

Não há como convenver nem o torcedor do Sport nem o do Flamengo que eles não são campeões. Por isso é melhor deixar os dois mesmo.

Abração!

diletra.blogspot.com

Leandro Montianele disse...

O campeonato que repercutiu no cenário nacional foi aquele em que o Flamengo foi campeoão Quem fechou grandes patrocinios e diretos de transmissão foi o Clube dos 13 e não a CBF. Querer pegar carona nas costas do outros é mole.

Pela história em torno do campeonato, pra mim o campeão é o Flamengo. Alguém viu o jogo do Sport x Guarani. Acho que ninguém né.

Abraços!

Anônimo disse...

Não existe campeão moral, o campeão de fato é o Mengão, explico de uma outra forma, se me permite.

O campeonato foi organizado pelo clube dos 13 pois a CBF não tinha recursos para organizar. O regulamento inicial não continha clásula com confrontos entre módulo verde e amarelo, cada um seria campeão de seu módulo. Com o sucesso do campeonato, a CBF quis se meter no regulamento prpondo o confronto. Eurico Miranda foi eleito pelo clube dos 13 para assinar contra a troca do regulamento. Mas na hora ele assinou a favor. O antigo presidente do clube dos 13 disse q eurico vendeu a alma dele para a CBF, de repente seja por isso q eurico fazia o que queria nos campeonatos sem qq suspensão.

Bom, o clube dos 13 manteve sua palavra e não aceitou a troca do regulamento. O Fla não jogou contra o sport e o inter contra o guarani. Flamengo e Inter foram reconhecidos por unanimidade como campeão e vice da Copa União pela CND (equivalente ao STJD hoje). Com a derrota a CBF apelou para a justiça comum e ganhou. Todos os grandes clubes ratificaram o título do Fla e se comprometeram a entregar a tç para o Fla caso alguém a ganhasse posteriormente (infelizmente o SP esqueceu de tal trato).

O que pouca gente sabe é q o presidente da CBF na época era inimigo político do Márcio Braga (presidente do Fla na época, também). Por isso toda essa confusão.

Por isso com certeza o Fla é campeão de direito e de fato, pois tem o reconhecimento dos clubes q disputaram o módulo verde e o reconhecimento da justiça desportiva.

Pra finalizar, se o Fla estivesse errado na época, o inter poderia ter enfrentado o sport no lugar e se sagrado campeão. Mas a verdade prevaleceu no meio dos clubes, já a CBF fazia mierda desde aquela época.

Abços

Anônimo disse...

A Copa União sempre será polêmica. Abraço, PP

Gerson Sicca disse...

o sport é o campeão. O clube dos 13 aceitou o cruzamento para tirar vários clubes do campeonato e depois roeu a corda.tem q tomar choque. o título é incontestavelmente pernambucano.

Gabriel disse...

Com certeza o campeão Brasileiro de 1987 é o SPORT.

abraço!


http://cheirodegol.blogspot.com

Gabriel disse...

Tanto é que quem jogou a Libertadores de 88? O leão do norte, Sport!

abraço!

http://cheirodegol.blogspot.com

Anônimo disse...

Sem dúvida o Campeão foi o Flamengo e o vice o Internacional... O Fla não se rendeu a CBF que entrou no campeonato em andamento.

O time do Fla na época não precisava mostrar a ninguém que seria campeão, caso jogasse aquele jogo se renderia a CBF. O Mengão teve hombridade e cumpriu o acordo feito antes do campeonato começar.

Esses que não creditam o titulo ao fla, são os que concordam com a atitude de traidor de Eurico Miranda, o mesmo que afundou o Vasco durate anos...

vlw abs

Anônimo disse...

Ja tratei varias vezes do assunto e sempre aqui na Italia falo nas radios dizendo que o campeao do 1987 è o Sport che tambem foi, junto ao Guarani, à Libertadores do 1988.
Abraço