terça-feira, 4 de agosto de 2009
Girando Geral
Esse post traz a reestréia do quadro Girando Geral. Para que fique mais claro para os nossos leitores, ele consiste no seguinte: em navegadas minha pela blogosfera, sempre irei eleger um post como o Destaque do Girando Geral.
Qualquer blog pode ter seu post escolhido. E para que você, amigo blogueiro, tenha um post como Destaque do Girando Geral, basta que ele esteja interessante e possa trazer uma mensagem, no âmbito futebolístico, que tenha alguma importância para os torcedores, blogueiros e leitores.
Começo com esse, retirado do blog do torcedor do Flamengo, e escrito por Freitas Solich, que teve o espaço gentilmente cedido pelo titular do blog, Arthur Muhlenberg.
No texto, Freitas fala sobre as declarações do treinador do Goiás, Hélio dos Anjos, chamando os flamenguistas nascidos e residentes no Estado de Goiás de sem caráter. Confira:
**********
Técnico de futebol não é filósofo. Isso é mais lógico do que esquema armado pelo Parreira, certo? Pra mim parece óbvio como jogar pra frente. Mas parece que tem gente que não acha. Alguns “professores” nos últimos tempos têm tentado entrar para a tão criteriosa posteridade não por seus trabalhos dentro de campo, mas pelas frases marcantes, a fim de eternizar seus nomes na história do futebol.
Porém, quem nasceu pra Jardel jamais chegará a Schopenhauer. Nossos doutores (sic)da beira de campo tentam ser profundos, espirituosos, acadêmicos, mas guardam uma distância muito grande entre o que pretendem ser e o que de fato são. Seria como o Vicente Matheus tentando se passar pelo Millôr Fernandes. O pior é que alguns acabam entrando para nossas memórias pelo que dizem, mas pela porta dos fundos. Frases como “A gente vai brincar no Brasileirão”, “O Pinochet fez muitas coisas boas pelo Chile” ou o péssimo lugar comum “O medo de perder tira a vontade de ganhar” já povoam o imaginário popular-futebolístico e não serão esquecidos tão cedo.
Mas semana passada tivemos um recordista mundial de mau gosto, intolerância, preconceito e, só pra ficar mais adequado ao cargo que ocupa, burrice. A frase “Eu tenho raiva desses flamenguistas de Goiás que não têm dignidade sequer para representar seu Estado” foi de uma insensatez sem fim.
Ora, senhores, o futebol é a nossa concessão à irracionalidade. Quem comanda é o coração. Não tomamos decisões lógicas, baseadas em fórmulas matemáticas e conceitos geopolíticos de certo e errado. A gente simplesmente tem amor por um clube do coração. O senhor autor desta pérola quer que os inúmeros rubro-negros goianos, que adoram o Flamengo como todos nós, digam conscientemente aos seus corações que a partir de agora vou gostar de um time local e desprezar tudo o que sou e fui até hoje. É isso? E fazer isso por que? Por uma suposta ameaça à identidade do povo goiano? É como se os fãs do MQN tivessem que deixar de gostar da banda e se sentissem obrigados a gostarem dos 2 filhos do senhor Francisco Camargo. Ou ainda como se a gente escolhesse racionalmente a mulher por quem nos apaixonaríamos. Não dá, senhor filósofo. Muitas vezes, é o time que nos escolhe.
Parafraseando Marx, digo que “Rubro-negros de Goiás, uni-vos!” Vão ao Serra Dourada e dêem a essa mensagem de ódio, de intolerância, raiva e preconceito, uma resposta de amor. O amor incondicional que sentimos pelo Flamengo e que nenhum “nãoseiquemzinho” falastrão poderá calar. Cantem mais alto, gritem mais forte, levem flores para o treinador do adversário. Mostrem pra ele que não guardamos mágoa e que temos muitos sentimentos bons para neutralizar tudo de vil que ele expôs em suas ridículas declarações.
Dêem seu show. Vençam o jogo para nós e lembrem-se: vocês têm o direito de escolher pra que time torcerem independente do lugar onde vivam. Porque o futebol, o bom futebol, é feito de sentimentos, mas sentimentos nobres, e não rancor, violência e raiva.
Carlos Freitas Solich – Escritor e rubro-negro em qualquer lugar do mundo.
************
Esse texto foi retirado do blog do torcedor do Flamengo no site Globoesporte.com
Assinar:
Postar comentários (Atom)
5 comentários:
Grande wh,muito legal a sacada! parabéns e estamos na área,ok? abs,leandro
Estou de volta nesse excelente blog.
Mais uma vez vocês do Pitacos criando quadros fantásticos. Muito legal mesmo.
O técnico do Goiás, Hélio dos Anjos foi infeliz na sua declaração. Só falou bobagem e mais bobagem.
Eu mesmo moro no interior do ES e sou botafoguense.
Cada um tem o direito de torcer pra quem quizer.
Valeu e visitem o meu blog. Eu mudei muito por lá também.
E ai cara , aceito a parceria SIM!!
será um prazer!!!
ah e se puder me add lá no meu msn para conversarmos melhor sobre isso , e se vc qser , pode pegar o meu banner e por ai no seu site se vc qser!
o meu msn é:
julianojunior289@hotmail.com
abraços!!! e aguardo uma resposta e o convite no msn
Hebert, legal q está tocando o blog até o danilo conseguir voltar. Boa sorte!
Faça parte da Comunidade do Limpo no Lance no Sociedade Futeboleira do Brasil.
Acesse o Limpo no Lance e veja como cadastrar-se
Q bom q voltaram com o blog. Muito bom o texto, infelismente não ganhamos o jogo para calar de vez a boca deste técnico...qual o nome dele mesmo?
Abção
Postar um comentário