quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Matemática e Polêmica



Olá Amigos, está de volta o quadro Matemática e Polêmica aqui no blog Pitacos do Bodaum do nosso amigo Danilo Damasceno. Eu sou Rafael Sobieski, redator-chefe dos blogs Maníacos do Futebol e Venceslau Esporte. Pra quem não conhece a coluna Matemática e Polêmica mostra o futebol visto pelo lado matemático, as estatísticas, sempre trazendo assuntos polêmicos.

Nessa semana vamos mostrar o desempenho do Corinthians com Ronaldo e do Corinthians sem Ronaldo, quem não acredita que o Corinthians depende do Ronaldo basta observar as estatísticas.

Ronaldo fez sua estreia contra a equipe do Itumbiara na casa do adversário pela Copa do Brasil. Foram 36 jogos na Era Ronaldo de Itumbiara à Presidente Prudente no último clássico onde Ronaldo fraturou a mão.

Nestes 36 jogos foram 18 vitórias, 12 empates e 6 derrotas. Entre eles os empates 1x1 com o Santos e 2x2 com o Inter que garantiram os títulos Paulista e da Copa do Brasil, além da classificação para a Libertadores.

Em 36 jogos, 66 pontos conquistados, um aproveitamento de 61%.

Agora, depois do clássico em Presidente Prudente foram 4 jogos:

  • Santo André 1x1 Corinthians
  • Corinthians 0x0 Avaí
  • Náutico 1x0 Corinthians
  • Flamengo 1x0 Corinthians

Duas derrotas e dois empates, um gol marcado e ainda de penalti. O aproveitamento nesse período foi de apenas 16%. Supondo que Ronaldo volta apenas em setembro no jogo da paz na Palestina. Até lá são mais 7 jogos. Se continuar nesse ritmo ganharia 3 ou 4 pontos. E em 7 rodadas poderia perder muitas posições.

Ou o Corinthians aprende a jogar sem Ronaldo, ou terá que lembrar como se joga a série B.

4 comentários:

Saulo disse...

Desde que o Corinthians perdeu os seus principais jogadores devido a janela de transferência, o time não está jogando mais nada.

Mestre Benicha disse...

Os números dizem tudo. O Corinthians depende muito do Ronaldo, até pq nenhum dos atacantes do clube tem o poder de finalização que ele tem.

Mas vale ressaltar também que esses últimos jogos vieram após a saída de Cristian, André Santos e Douglas.

Não é pouca coisa...

Visite também o Rio Futebol, se puder!

Grande abraço,

Leonardo Resende
Rio Futebol
http://riofutebol.blogspot.com
adm.riofutebol@gmail.com

Carlos Henrique Pereira disse...

Como já foi dito, não só Ronaldo faz falta. Além do fraco poder de finalização do ataque atual, o time também perdeu em criação e reação com as saídas de Cristian, Douglas e André Santos.

Valeu!

Acessem: http://blogcraquesdebola.blogspot.com

Ale disse...

mto boa a entrevistaa
parabéns
bjoss

http://ale-gremista.blogspot.com