terça-feira, 22 de setembro de 2009

Futebol Recordação: São Paulo campeão brasileiro de 1977


O Futebol Recordação dessa edição tem a honra de apresentar aos seus leitores o primeiro título do grande bicho papão do futebol brasileiro. O ano de 1977 marcou apenas a primeira das seis conquistas nacionais do São Paulo Futebol Clube. Foi o início da indiscutível trajetória mais vitoriosa do nosso país, quando o assunto é Campeonato Brasileiro.

São Paulo campeão brasileiro de 1977



Para a consagração tricolor neste ano, veio do Internacional o técnico bicampeão brasileiro Rubens Mineli. O time encontrado pelo novo treinador era bem diferente do seu ex-clube, cujo qual encantou o país pelos dois anos anteriores, sendo inclusive campeão em 76 e 75, como visto aqui nesse quadro.

O São Paulo de 77 primava pela garra do volante Chicão (foto) e os gols sempre importantes do atacante Serginho Chulapa. Mas obviamente, não podemos dizer que um time campeão se resumiu a apenas dois jogadores. O Tricolor do Morumbi também tinha outros jogadores importantes como o goleiro Valdir Peres (peça fundamental na final do Braisleirão) e o outro atacante Dario Pereyra.

Fatos curiosos

O Brasileirão de 1977 teve um acontecimento muito peculiar. Time com a melhor campanha disparada durante todo o torneio foi o Atlético-MG, que acabou a competição de forma invicta e foi apenas o vice-campeão, além de ter o artilheiro, Reinaldo com 28 gols. O vice-artilheiro fez dez gols menos. Serginho do São Paulo.

O Botafogo também não teve derrota na sua campanha, porém terminou apenas em quinto.

E como será possível ver mais adiante, foi a primeira vez que tivemos uma decisão por pênaltis no Campeonato Brasileiro.

E não podemos esquecer a farra proporcionada pela Ditadura Militar nos anos 70 se intrometendo na organização do principal campeonato de futebol do Brasil. Para o ano de 77, os militares da política conseguiram aumentar ainda mais o número de participantes. Atingimos o absurdo de termos 62 clubes na disputa.

O campeonato começou no dia 15 de Outubro de 1977 e só foi acabar no ano seguinte, dia 5 de março de 1978.

Regulamento

Na primeira fase, seis grupos. Quatro tinham dez clubes, dois tinham onze. Jogando todos contra todos dentro das chaves, se classificaram para a segunda fase os cinco melhores de cada grupo. O restante dos clubes foi para a sempre presente repescagem.

Os trintas clubes classificados entre os melhores de cada grupo, foram divididos agora em seis grupos de cinco times cada. Os três líderes de cada grupo, avançaram para a terceira fase.

Na repescagem os 32 clubes que não ficaram entre os primeiros na primeira fase também foram divididos em seis grupos, sendo quatro de cinco e dois de seis. Jogando todos contra todos, passava para a terceira fase apenas o líder de cada chave.

Na terceira fase, 24 clubes e uma disputa mais equilibrada e fácil de entender. Mais uma vez os times foram organizados em grupos. Eram quatro tendo seis times cada um. Apenas o campeão de cada chave se classificava, fazendo assim a semifinal.

A semifinal também foi outro fato curioso dessa edição do Campeonato Brasileiro. Nos dois jogos, duas surpresas. Operário-MS e o Londrina chegavam bem longe, mas acabaram sendo eliminados por Atlético-MG e São Paulo.

A grande final: pela primeira vez, decisão por pênaltis.



Foi um jogo realizado no Mineirão (Galo terminou as fases anteriores com melhor campanha) para quase 103 mil pessoas. No embalo da sua fanática torcida, o time mineiro conseguia impor seu futebol envolvente e bem jogado.

O grande temor do time do São Paulo acabou não marcando presença. O artilheiro Reinaldo não disputou a grande final. Mas o Galo tinha outros jogadores como Toninho Cerezo e Ziza. Era um time bom, que pressionou, atacou, mas não conseguiu fazer nenhum gol. Assim como a equipe paulista, que também fez boas jogadas, porém não abriu o placar da final.

Com o 0x0 pela primeira vez o Brasil via uma final por cobrança de penais no Campeonato Brasileiro. Pelo lavo alvinegro, Márcio, Joãozinho Paulista e Toninho Cerezo perderam suas cobranças. Do lado tricolor, apenas Getúlio e Chicão perderam suas cobranças. Com três conversões contra duas, o São Paulo se sagrava campeão brasileiro.

Muita comemoração em pleno Mineirão, mas no dia seguinte, o time foi recebido em São Paulo com muita festa. A torcida são-paulina ficava aliviada, já que o rival Palmeiras não podia mais se dizer único campeão brasileiro do Estado. Disputa essa que ficaria mais acirrada ao longo dos anos.

Dados do jogo final

Atlético-MG 0x0 São Paulo (2x3 Pênaltis)
Local: Mineirão (Belo Horizonte)
Juiz: Arnaldo César Coelho (RJ)
Renda: CR$ 6.857.080,00
Público: 102.974 espectadores

São Paulo



Em pé: Antenor, Tecão, Getúlio, Chicão, Bezerra e Waldir Peres;
Agachados: Viana, Teodoro, Mirandinha, Darío Pereyra e Zé Sérgio.

Atlético-MG: João Leite; Alves, Marcio, Vantuir e Valdemir; Toninho Cerezo, Ângelo e Marcelo (Paulo Isidoro); Serginho, Caio (Joãozinho Paulista) e Ziza
Técnico: Barbatana

Campanha do campeão

O São Paulo não teve a melhor campanha, porém venceu 13 jogos, empatou quatro e perdeu quatro também. Marcou 40 gols e lamentou 15.

Jogadores que fizeram parte da campanha

Goleiro: Toinho e Valdir Peres
Laterais: Antenor e Getúlio
Zagueiros: Bezerra, Estevam, Marinho, Ribas e Tecão
Meio Campistas: Chicão, Dario Pereyra, Neca, Peres, Teodoro, Valtinho e Viana
Atacantes: Marcos, Mickey, Mirandinha, Muller, Serginho, Zequinha e Zé Sérgio
Técnico: Rubens Minelli

Abaixo a foto do Memorial do São Paulo: Luiz Cássio dos Santos Werneck

12 comentários:

Fernando Gonzaga disse...

o Serginho Chulapa era o figurão daquele belo elenco que se consagrou campeão...

abraço!!

Gremista Fanático disse...

Ainda bem que o Brasil saiu da mestruação que se encontrava nos anos de 1975 e 1976,hsuahsuahsuaha.
O primeiro dos 6 titulos do maior campeão do brasil. abraço.

Saudações do Gremista Fanático

Impasse Livre disse...

cara, levou mas não mereceu. O galo era superior e naquela final, eu com 7 anos me lembro do pisão do Chicão no angeloquebarndo-lhe a perna numa cena deprimente e deplorável. o vasco era um timaço , mas perdeu do Londrina, no jogo que foi recorde de público da história de São Januário 45.000 inacreditaveis torcedores... valeu a lembrança...abs,leandro

_Vascao_ disse...

Parabéns a torcida São Paulina, recordar o passado saudosamente só pode que fez a história acontecer.
Abraço
Jeferson

Filipe Araújo disse...

Tiraram Reinaldo da final. Aí ficou fácil.

Saludos!

http://gambetas.blogspot.com

Jefferson freire disse...

Conseguiram ultrapassar nosso Mengão. Mas tb há alguns títulos discutíveis, face ao auxílio da arbitragem..

Abços

Vinicius Grissi disse...

Um belo título do São Paulo, apesar das controvérsias da competição envolvendo o Atlético-MG.

Mateus Papini disse...

Sem Reinaldo tb, tudo fica mais fácil!!

Em 1977 a ditadura militar tirou o Reinaldo do jogo da final contra o são Paulo. Se o rei tivesse jogado teríamos conquistado nosso 2º campeonato brasileiro.Como ele não jogou fomos prejudicados.Eu considero o galo campeão brasileiro de 77.

Abraços!

André Peixoto disse...

Não aguento ver esses fatídicos regulamento dessa época, um mais complicado que o outro, pra que 62 equipes disputando o campeonanto nacional? E sem contar as repescagens que é o alento para os clubes desclassificados. E outra não concordo com essas finais de um jogo só, mesmo "favorecendo" a equipe que teve o a melhor campanha do campeonato; mesmo assim o Galo não conseguiu aquele título, quem sabe se o artilheiro Reinaldo estivesse em campo as coisas não seriam diferentes? Mais como foi dito, o primeiro da trajetória viroriosa do SPFC. Isso aí resgatando o passado do futebol, continue assim abraço do fã nº 1 do Futebol Recordação.
André do Blog Esporte Total

Saulo disse...

O São Paulo é o maior campeão do Brasileirão e vai continuar ganhando título com os pontos corridos.

Anônimo disse...

Boa tarde amigo. Você teria em seu acervo, a ficha dos jogadores, Valtinho, Peres, Marcos e Ribas, que integravam o SPFC campeão brasileiro de 1977? Data e Local de Nascimento. Obrigado.

Vitório Botega disse...

Você saberia me dizer o nome do 3º goleiro do tricolor na campanha do brasileiro de 1977?