sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Acontecia















... ... em 19 de setembro de 1926 a inauguração do Estádio San Siro, que mais tarde em 1980 seria
batizado de Giuseppe Meazza, homenagem a um jogador, ídolo das torcidas de Milan e Internazionale que havia sido morto um ano antes.

O Estádio foi durante 21 anos, apenas a casa do Milan que até hoje manda suas partidas no estádio. Porém em 1947 a Internazionale também começou a mandar seus jogos para o estádio. Após o majestoso San Siro ser batizado de Giuseppe Meazza, os jogos dos dois times milaneses começaram a ter seus nomes próprios, dependendo do mandante, quando o Milan joga, o campo é chamado de San Siro, já quando os mandos de campo são da Internazionale, o estádio volta a ser chamado de Giuseppe Meazza.

O Jogo de estréia do estádio foi entre Internazionale x Milan, a partida acabou em 6x3 para a equipe da Inter.

O San Siro, foi durante muito tempo o estádio de maior capacidade de publico, 150.000 mil, depois surgiu o Maracanã com capacidade para 200.000 mil expectadores e desbancou o estádio italiano. Hoje o estadio é 3º em capacidade na Europa e 11º no mundo.

O majestoso estádio também é conhecido pelo turismo, recebe por
ano cerca de 50.000 mil turistas, além de receber shows de astros da música. O grande numero de turista pode ser explicado pelo museu do Milan e da Internzionale que o estádio hospeda.

O belo estádio já recebeu varias partidas importantes, como Itália 1x0 Áustria pelas semi-finais da Copa do Mundo de 1934, ou então uma das 3 finais da Liga dos Campeões da UEFA entre Internazionale 1x0 Benfica.

A UEFA deu ao estádio o titulo de estádio 5 estrelas. Enfim por essas e outras que o San Siro ou Giuseppe Meazza é um dos estádios mais famosos e significativos do mundo do futebol.


Fonte histórica:
wikipedia

9 comentários:

Leo Fernandes disse...

Um dos mais belos estádios da Europa, sem duvida!!!!
PArabéns ao San Siro/Giusseppe Meazza

Rafael Wendel disse...

O estádio do San Siro é nostálgico no mundo inteiro, assim como o Azteca, o Maracanã, Wembley, dentre outros. É interessante um estádio municipal ser palco de atuação de 2 grandes clubes mundiais. Acho que isso é valorização da história e do futebol.

Otimo texto Danilo, parabéns.

visitem: http://passesdeletra.blogspot.com

abraço

Fernando Gonzaga disse...

acho incoerente o Estádio ter um nome para receber uma equipe e outro para a outra...deveria haver um nome de consenso que agrade a ambos...mas independente disto, o Estádio é magnifico...

abraço!!

Wilson Oliveira disse...

Esta na minha lista de estadio que eu quero conhecer.

Deve ser genial assistir a um Inter x Milan no San Siro/Meazza.

E acho muito bom a volta desse quadro aqui no blog.

Abraços!

Unknown disse...

Muito legal esse ato de duas equipes rivais no campeonato, dividirem o mesmo estádio ! E um baita estádio, vale lembrar! abrasss

Anônimo disse...

Cara a ideia mais uma vez foi sensacional, belo quadro e muito legal o assunto proposto, a historia dos nomes do estadio eu já conhecia e é interessante isso que mostra que mesmo com a rivalidade da pra dividir o mesmo espaço. abraço.
Saudações do Gremista Fanático

Anônimo disse...

Pura viadagem isso, quando o Milan joga é um nome e quando a Inter joga outro nome AFF.

Se fosse no BRASIL todo mundo ficava zuando, mas como é lá na Europa é bonito é engraçado.

vlw.

Anônimo disse...

Alem de varios jogos que eu assisti nesse estadio, tive a sorte de ver ao vivo os Rolling Stones por 2 vezes.
Abraço

Anônimo disse...

O estádio é lindo, e a torcida italiana tb é muito empolgante. Se já é bom ver um jogo deles pela tv, imaginelá ao vivo. E gosto da mudança de nomes, o que deixa claro a rivalidade entre os clubes.
Abços