domingo, 25 de janeiro de 2009

História de Quem Fez História


O História de Quem Fez História traz um assunto fenomenal para o blog hoje.

A história de um guerreiro que superou contusões e polêmicas ao longo de sua carreira. Um jogador de futebol querido por grande parte dos brasileiros, e que tem sua imagem fortemente ligada à da Seleção Brasileira, por ser o herói da conquista da Copa de 2002.

O quadro de hoje traz a história de Ronaldo. Boa leitura!

Ronaldo Luis Nazário de Lima nasceu no dia 22 de setembro de 1976, no subúrbio de Bento Ribeiro, no Rio de Janeiro.

Ronaldo começou a jogar futebol de salão no Valqueire, e depois foi para o Social Ramos Clube. Depois chegou ao São Cristóvão, e de lá foi para o Cruzeiro.

Na equipe mineira, o garoto de 16 anos marcou 12 gols em 14 jogos no Campeonato Brasileiro. No ano seguinte chegaria à marca de 23 gols no Campeonato Mineiro, sagrando-se campeão e artilheiro da competição.

Ronaldo, então, foi convocado para a Copa do Mundo, nos Estados Unidos, em 94. De lá retornou campeão, assim como Pelé, com 17 anos.

Após a competição, foi negociado com o PSV Eindhoven, da Holanda. Lá foi campeão nacional e da Copa da Holanda, com 66 gols em 71 jogos.

Na temporada seguinte, transferiu-se para o Barcelona, e num período de 10 meses participou de 51 jogos, anotando 48 gols nas redes adversárias.

Em 1997 chegou à Inter de Milão com status de craque, e muita expectativa por parte dos torcedores. Ronaldo sagrou-se artilheiro do campeonato nacional e ganhou a alcunha de “Fenômeno”.
Ainda no país da bota, Ronaldo teve uma contusão grave no joelho em 1999, que foi agravada em 2000. Ele teve de ser submetido a duas cirurgias e um longo e intensivo processo de recuperação.



Em 2002 Ronaldo “ressurgiu das cinzas” na Copa da Coréia e do Japão, quando foi artilheiro da competição com 8 gols e conduziu a Seleção Brasileira ao título.




Após a copa, Ronaldo foi contratado a peso de ouro pelo Real Madrid, fazendo parte do grupo “Galático” dos merengues. Foi no clube espanhol que conquistou o Mundial Interclubes de 2002.

Durante a Copa do Mundo, em 2006, na Alemanha, apesar da fraca campanha do Brasil, Ronaldo superou o alemão Gerd Müller e tornou-se o maior artilheiro em Copas do Mundo.

Em 2007 retornou à Itália para jogar no Milan. E no começo de 2008 sofreu outra contusão que o deixara parado por boa parte do ano.

Em seguida, iniciou treinamentos no Flamengo. A expectativa era grande por parte dos torcedores rubro-negros, pois a qualquer momento ele podia ser anunciado na Gávea como nova contratação.

Mas Ronaldo decidiu-se por um clube paulista, o Corinthians. Agora o fenômeno luta contra o tempo e contra o peso, para entrar em forma e realizar sua estréia pelo Timão.
Não será fácil sua caminhada para reencontrar o futebol que outrora apresentou e encheu os olhos dos brasileiros. Mas podemos ter certeza de que impossível não será para um jogador que foi 3 vezes eleito melhor do mundo (1996, 1997, 2002) e conquistou o respeito de todos no Brasil, e por que não, no mundo!

*Com base em: http://www.ronaldo.com/pt/biografia.asp

7 comentários:

Fernando Gonzaga disse...

a carreira de Ronaldo, certamente renderia um bom livro, cheio de superações, deslizes, conquistas e misterioso episódio da copa de 98..

abraço!!

Rafael Sobieski disse...

Olá meu nome é Rafael, faço parte do blog Maníacos do Futebol e venho propôr uma parceria entre meu blog ( http://maniacosdofutebol.blogspot.com/ ) e o seu. Se tiver interesse deixe um comentário no nosso blog ou me adicione no msn: sobis_tricolor@hotmail.com ou então me mande um e-mail. Obrigado.

Anônimo disse...

Ronaldo Fenomeno com certeza foi o melhor jogador que vi jogar, não uma por acaso mas vi ele pegar a bola no meio de campo e parar dentro do gol por varias vezes, pisou na bola fora de campo mas e dai? a vida é dele e ele já fez muitas coisas boas essas sim as que devem ficar marcadas.
Saudações do Gremista Fanático

Anônimo disse...

RRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRonaldo, éééééeééééééé do Corinthians
Logo logo ouviremos esse grito
Ronaldo e Zidane foram os maiores jogadores que vi jogar. E agora, o Fenômeno joga no time do meu coração. É muita emoção para uma pessoa só.

Edno Franco
www.esportepelomundo.tk

Diego Louzada disse...

Um dos maiores craques que pude ver jogar. Que ele reencontre o bom futebol e largue as polêmicas pra lá.

Abração!

Aldevan Junior disse...

Como diria PVC, se o jornalismo esportivo de hoje mantivesse o romantismo que consagrou tantos pernas de pau no passado, como Fio Maravilha por exemplo, Ronaldo seria talvez dez vezes mais ídolo do que ele já é.

Imagina uma crônica escrita por Nélson Rodrigues sobre a sua meteórica trajetória desde a gravíssima lesão em 1999 ao título até a artilharia da Copa de 2002 e a artilharia de todas Copas com os três gols que marcou em 2006...

Ronaldo é um cara vencedor. Tomara que dê a volta por cima mais uma vez na vida nessa nova fase no Corinthians.

Um abraço!

TIAGO SÂNZIO disse...

tive o prazer de vê-lo jogar algumas vezes no Mineirão pelo meu Cruzeiro.. Quem diria que viraria este fenômeno aquele moleque franzino e dentuço!

UM dos melhores jogadores que eu VI com toda certeza!

http://butecobh.blogspot.com/