terça-feira, 6 de outubro de 2009

Futebol Recordação: Guarani campeão brasileiro de 1978


Depois de uma pausa devido às provas e trabalhos deste blogueiro, o Futebol Recordação volta com tudo para falar do título do Guarani, conquistado no ano de 1978. Pela primeira vez o Brasil via um time do interior se sagrar campeão nacional. Confira.

Histórico do Guarani campeão brasileiro de 1978


A história do Bugre campeão começou a ser escrita lá atrás nos anos 50. Foi quando a principal especialidade do clube começava a ganhar forma que era a de revelar jogadores que mais tarde serviriam à Seleção Brasileira.

Em 1954 o primeiro deles, Fifi, que jogou o Campeonato Sul-Americano Juvenil. Em 1963 quatro jogadores passariam a compor a lista de convocados. Foram eles: Tião Macalé, Oswaldo, Amauri e Hilton. Mas a história não se resumiu apenas em jogadores cedidos à seleção, mas também em títulos.

O Guarani foi campeão dos Torneios-Inícios dos Campeonatos Paulistas de 1953, 1954 e 1956; da Taça dos Invictos da Gazeta Esportiva em 1970 e da Taça Almirante Heleno Nunes (referente à conquista do primeiro turno do Campeonato Paulista) em 1976.

O time que cravou o auge de toda a história bugrina em 78 contava com nomes como Careca, Zenon, Renato "Pé Murcho" e o treinador Carlos Alberto Silva. Anos mais tarde, o centroavante Careca faria história também com a amarelinha sendo um dos principais jogadores que o país já viu com a 9 do Brasil.

Até hoje, o Guarani é o único do interior a ter conquistado o título da primeira divisão do campeonato brasileiro, tendo sido ainda vice-campeão do Torneio dos Campeões em 1982, quando perdeu a final deste torneio nacional patrocinado e organizado pela CBF para o América no Maracanã por 2 a 1.

Fatos Curiosos

O marco do ano de 1978, em especial essa edição do Brasileirão, foi mesmo termos um time do interior se sagrando campeão nacional. Mas outros acontecimentos também preencheram as curiosidades desse campeonato.

Pela primeira vez seria implementado o sistema de ida e volta nas fases decisivas do torneio.

Era ano de Copa do Mundo e nesse caso, o governo militar costumava deixar de lado seu poderio influente para “empurrar” equipes pra principal competição de futebol do Brasil. Mas 78 foi diferente. A junta governamental quase empatou o número de participantes com o ano vigente. Tivemos 74 cubes na disputa.

Evidentemente, com isso tudo de times e mais o sistema de ida e volta, tivemos o recorde de jogos em quase seis meses de disputa. Foram incríveis 792 partidas.

Regulamento

Na primeira fase, as equipes foram divididas em seis grupos (dois com 13 e quatro com 12). Após mais três etapas (incluindo uma repescagem), chegava-se as quartas de final, fase estreante no torneio. A partir desta etapa o regulamento previa jogos de ida e volta. Na semifinal tivemos vencedores Guarani, Vasco, Palmeiras e Inter. O time de Campinas venceu os dois confrontos diante do então campeão carioca. E o Palmeiras eliminou o Inter de Falcão.

A grande final (com duas partidas)


Primeiro foi a vez da torcida palmeirense empurrar seu time na busca do terceiro título brasileiro. A tarefa parecia fácil. Era preciso apenas vencer o emergente rival.

Num jogo amarrado e muito disputado, Leão, goleiro do Palmeiras, cometeu pênalti em Careca. Após uma cotovelada no atacante bugrino, o arqueiro foi expulso pelo árbitro do jogo Arnaldo Cesar Coelho. Como as duas substituições possíveis (naquela época) já tinham sido executadas, Escurinho foi pro gol.

O goleiro improvisado não foi capaz de agarrar a cobrança de Zenon aos 31’ do segundo tempo.

Na segunda partida, disputada no estádio Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas, quase 30 mil torcedores do Guarani foram testemunhar um fato que sempre será celebrado com muita alegria e satisfação.

Aos 36’ do primeiro tempo, ele, Careca, o artilheiro do time no Campeonato com 13 gols balançou as redes adversárias. Foi o instante em que o estádio começava a vibrar com um fato inédito. O Guarani começava a desenhar a conquista mor em nível nacional por um clube brasileiro.

Quando José Roberto Wright encerrou a partida, os torcedores não cabiam dentro de si. Era muita festa para aqueles enlouquecidos. Campinas foi ao delírio com seu ilustre representante, o time capiria, sendo o grande campeão daquele ano.

Dados do jogo final

Guarani 1x0 Palmeiras
Local: Brinco de Ouro da Princesa (Campinas)
Juiz: José Roberto Wright (RJ)
Renda: CR$ 1.706.280,00
Público: 27.086 espectadores

Guarani


Em pé: Neneca, Edson, Mauro, Gomes, Miranda e Zé Carlos;
Agachados: Capitão, Renato, Careca, Manguinha e Bozó.

Palmeiras: Gilmar; Rosemiro, Beto Fuscão (Jair Gonçalves), Alfredo e Pedrinho; Ivo, Toninho Vanusa e Jorge Mendonça, Silvio, escurinho e Nei
Técnico: Jorge Vieira

Campanha do campeão

Para se impor diante de oponentes que custavam em acreditar no seu potencial interiorano, foram necessárias 20 vitórias em 32 jogos, com quatro empates e quatro derrotas. Foram marcados 57 gols e sofridos 22.

Jogadores que fizeram parte da campanha

Goleiro: João Roberto e Neneca
Laterais: Alexandre, Cuca, Mauro e Miranda
Zagueiros: Edson, Gomes, Odair e Silveira
Meio Campistas: Antônio Carlos, Gersinho, Manguinha, Renato, Tadeu, Zé Carlos e Zenor
Atacantes: Adriano, Bozó, Capitão, Careca, Claudinho, João Carlos e Macedo
Técnico: Carlos Alberto Silva

Abaixo foto do mascote do clube:

8 comentários:

Impasse Livre disse...

Me lembro que o Leão depois dessa expulsão ficou sem clima e parou no Vasco.Mas achei injusta a expulsão dele e o guarani tinha Zenon e careca que faziam a diferença. Apesar de achar o palmeiras bem superior. Abs, Leandro

Blog do Vascão disse...

A união as vezes supera a qualidade, e o Careca jogou muito nesse campeonato.
Abraço
Jeferson

Gremista Fanático disse...

Cara, muito interessante o post e rico em detalhes, otimo trabalho, e que grande campanha fez o Bugre nesse ano heim? O Guarani é um time que simpatizo e torço que possa mesmo subir pra serie A ano que vem coisa que esta bem proximo de acontecer, valeu abraço.

Saudações do Gremista Fanático

Jefferson freire disse...

Fico na torcida para q eles conquistem a série B agora. Abção

Pedro Franco disse...

Já está chegando no meu Coritiba!

Se precisar de alguma coisa só dar um toque!

Ooo pq meu link está lá em baixo?

Tipo o primeiro a últiuma postagem foi feita a uma semana atrás meu foi feita faz 30 min pq nao ta em primeiro?

Abraços

Hoje vo entra no msn dai nois se fala

Abraços

SAV

____________________________
Visitem

http://coxamor.blogspot.com/

Pedro Franco disse...

Ja´sei

está em ordem

heheehehhe

Não tinha visto

Saulo disse...

É é uma pena ver o Guarani nessa situação de vários rebaixamentos. O Guarani é Série A. Vai voltar para a elite, mas tem que vê se vai ter condições de permanecer, né.

Anônimo disse...

Your blog keeps getting better and better! Your older articles are not as good as newer ones you have a lot more creativity and originality now keep it up!