terça-feira, 20 de outubro de 2009

Futebol Recordação: Flamengo campeão brasileiro de 1980


A maioria com certeza sabe. A minoria, talvez não saiba, mas agora ficará sabendo. Este que vos escreve nunca escondeu, muito pelo contrário, sempre assumiu com todo orgulho o time que torce. Este é o Flamengo.

A partir desse fato, podem certeza, vocês estão diante de um dos posts que mais vão marcar a vida blogueira deste ser. Já estava marcando antes mesmo das primeiras tecladas.

Vamos nessa, saber como foi a primeira conquista nacional do Mengão!

Flamengo, o maior campeão nacional da década de 80


Nos últimos anos da década de 70 uma revolução aconteceu na Gávea. Estava sendo construída a máxima rubro-negra que diz: craque, o Flamengo faz em casa.
De 77 em diante, Zico e sua turma começava a ganhar um entrosamento dentro das quatro linhas. E fora também. Não apenas como um time de futebol, mas como uma família. As vitórias começavam a virar rotina à medida que os títulos eram somados.

Como tradicionalmente acontece no mengão, o tri campeonato carioca conquistado em 1980 embalava mais uma vez a equipe para o Brasileirão. Mas ao contrário dos anos anteriores, estava no ar a sensação de que aquela equipe (que tinha jogadores como o goleiro Raul, Rondinelli, Marinho, Paulo Cesar Carpeggiani, Andrade, Adílio, Tita e os grandes craques do time, Zico e Júnior) estava enfim, preparada pra uma conquista como o Campeonato Brasileiro. Mas o objetivo mesmo, era degrau por degrau, chegar ao título de campeão mundial.
E todo esse esquadrão que viria a caminhar cada vez mais vitorioso nos anos seguinte tinha o comando de Claudio Coutinho.

Mas bastava sair da Gávea, para as expectativas com relação ao Fla mudarem de tom. Principalmente fora do Rio, o time era conhecido como caseiro; aquele que só ganhava disputas domésticas muito influenciado pelo fato de jogar no Maracanã. A imprensa de outros estados costumava dizer que quando o time carioca saía do Rio de Janeiro, se tornava uma equipe comum, que não ganhava nada. Mal sabiam do que estava por acontecer no futuro próximo.

Fatos Curiosos

Com uma confederação própria pra cuidar do futebol brasileiro – a Confederação Brasileira de Desporto havia se desmembrado em várias entidades em 1979, sendo uma delas a Confederação Brasileira de Futebol – os clubes brasileiros resolveram dar seu primeiro grito de independência contra o que vinha acontecendo no regulamento. Ano após ano, o governo militar incluía cada vez mais participantes no Brasileirão. Justamente no ano que a CBD deixou de existir, nascendo assim a CBF, o número de equipes na disputa foi de 94.

A CBF cedeu as investidas dos clubes e dividiu as equipes em três escalões. O mais alto ficou sendo chamado de Taça de Ouro, que contava com os 40 clubes considerados mais fortes na época. Também foram criadas as Taça de Prata e de Bronze.

O sistema de acesso também foi um pouco “diferente”, porém menos absurdo do que vinha acontecendo anteriormente. Na primeira fase da Taça de Prata, os quatro melhores colocados já passavam a jogar a Taça de Ouro, no mesmo ano. Ao término da segunda fase do escalão intermediário, as duas melhores equipes habilitavam-se a jogar na elite do futebol nacional no ano seguinte.

Outro fato curioso é o questionamento da arbitragem das duas finais feitas por parte dos atleticanos. Segundo os vice-campeões daquele ano, as duas arbitragens (Romualdo Arppi Filho e José de Assis Aragão, que seria apelidado mais tarde de José de Assis Mengão) haviam sido tendenciosas em favor dos cariocas num esquema que envolveria Rede Globo, (canal de televisão sediada no Rio de Janeiro e que começava a exercer cada vez mais influencia na organização de datas e regulamento do campeonato); a recém nascida CBF, que também era fixada na Cidade Maravilhosa e contava com diretores que nunca esconderam serem torcedores fanáticos do Flamengo e também ao fato de que havia uma pressão muito forte da imprensa carioca para que um time da cidade voltasse ao topo mor do futebol nacional. Até então, apenas o Vasco tinha sido campeão brasileiro.

As reclamações atleticanas são baseadas em dois gols anulados na primeira final, que poderiam abranger o placar para uma vitória por 3x0. Também pelo cartão amarelo de Reinaldo por cera, que alias, sairia de campo machucado, sem que nenhum jogador rubro-negro tivesse sido expulso. Os mineiros também ficaram descontentes alegando um exagerado número de inversões de falta, que fugiriam do normal.

Mais reclamações ainda aconteceram na segunda partida. Durante o jogo, a cada falta marcada contra o Galo, os alvinegros, já revoltados pela arbitragem da primeira partida, reagiam com veemência na tentativa de pressionar o arbitro José de Assis Aragão. Os noventas minutos correram num clima de muita tensão. Sem dúvida nenhuma, àquela altura, Atlético e Flamengo davam início a maior rivalidade do futebol brasileiro naquela época. O nervosismo foi de parte a parte, com muitos xingamentos, jogadas truculentas e atitudes ríspidas.

O que pesou a favor dos campeões, foi o fato de Reinaldo – machucado – ter perdido a paciência com o arbitro chegando a ofender sua honra. Não obstante, o juiz tomou a atitude de expulsar o principal jogador do Atlético. Esse foi o estopim para o que era apenas reclamação, se transformar em revolta por parte dos mineiros.

Regulamento

A primeira fase, com 40 clubes, foi dividia em quatro grupos de dez. Os sete primeiros se classificavam.

Com 28 advindos da primeira fase mais os quatro que subiam após jogar a primeira fase da Taça de Prata, totalizando 32, foram divididos em oito grupos de quatro, cada. Em dois turnos, os dois líderes de cada chave passariam a diante.

Quatro grupos com quatro times. O campeão de cada grupo jogaria a semifinal.

As semifinais tiveram Atlético-MG eliminando Internacional e Flamengo eliminando o Coritiba.

A grande final


Como já visto, toda a polêmica envolvendo as arbitragens em conseqüência da atenuada reclamação atleticana, foi descrita na parte de Fatos Curiosos desse post.

O primeiro jogo aconteceu no Mineirão para a presença de 90 mil atleticanos que tinham convicção total na segunda conquista do Campeonato Brasileiro da equipe. Uma torcida apaixonada e aguerrida que não poupou esforços para fazer uma linda festa e empurrar seu time para uma vitória pra cima do Flamengo, fazendo com que o segundo jogo no Maracanã acontecesse com uma boa vantagem.

E de fato eram dois times de impor respeito. Deixando de lado as brigas, desentendimentos e rixas da maior rivalidade do futebol brasileiro na década de 80, os finalistas, até de forma inteligente, se respeitavam bastante. Se de um lado tínhamos Adílio, Andrade, Junior, Zico e Cia; do outro tínhamos Toninho Cerezo, Palhinha, Eder Aleixo e o craque Reinaldo.

O primeiro jogo da final, de certa forma teve domínio atleticano. Se aproveitando da ausência de Zico, o Galo ditou o ritmo da partida exercendo uma pressão tamanha nos cariocas. Reinaldo não apenas marcou o gol do jogo ao dez do segundo tempo, como também fez uma das mais belas jogadas de sua carreira, quando aplicou dois lindos chapeis em Júnior, que ficara sentado no gramado do Mineirão. Resultado final: 1x0 pro Atlético.

O segundo jogo não teve domínio de nenhum dos dois. O que sobressaiu mesmo foi o nervosismo da parte a parte. Os mineiros vinham muito nervosos pela arbitragem do primeiro jogo e os cariocas, pela necessidade vital de desfazer a vantagem construída pelo rival.

Logo aos sete do primeiro tempo, Nunes conseguiu soltar o grito de gol de mais de 150 mil torcedores que lotavam o Maraca numa quantidade incrível. Mas um minuto depois, o Galo jogava um banho de água fria empatando o jogo com Reinaldo. Aos 44, Zico colocava de novo o Fla na frente. Reinaldo, aos 21 da segunda etapa, novamente empatava o placar, devolvendo a condição de campeão ao seu time.

Eis que faltando menos de dez minutos pro encerramento da partida, Nunes mudou tudo. Fez seu segundo gol na final fazendo o povão rubro-negro explodir de alegria na comemoração daquele que marcava o gol do primeiro título de campeão brasileiro do Mengão. A imprensa brasileira se via obrigada a se calar, pois o time taxado como caseiro, se sagrava vencedor do torneio nacional mais importante do Brasil.

Dados do jogo final

Flamengo 3x2 Atlético/MG
Local: Maracanã (RJ)
Juiz: José de Assis Aragão (SP)
Renda: CR$ 19.762.210,00
Público: 154.355 espectadores

Flamengo


Em pé: Andrade, Marinho, Raul, Rondinelli, Carlos Alberto e Júnior;
Agachados: Tita, Adílio, Nunes, Zico e Julio Cesar.

Atlético-MG: João Leite; Orlando (Silvestre), Osmar, Luisinho (Geraldo) e Jorge Valença; Chicão, Toninho Cerezo e Palhinha; Pedrinho, Reinaldo e Éder
Técnico: Procópio

Campanha do campeão

O Mengão, o mais querido do Brasil, fez sua vasta Nação comemorar 14 vitórias, lamentar apenas duas derrotas e desanimar em seis empates. Balançou as redes adversárias em 46 oportunidades e chorou o gol do oponente por 20 vezes.

Jogadores que fizeram parte da campanha

Goleiro: Cantarele, Hélio dos Anjos e Raul
Laterais: Carlos Alberto, Junior e Toninho
Zagueiros: Manguito, marinho e Rondinelli
Meio Campistas: Adílio, Andrade, Paulo César Carpeggiani, Tita, Vitor e Zico
Atacantes: Anselmo, Carlos Henrique, Juninho, Julio César, Nunes, Reinaldo I e Reinaldo II
Técnico: Cláudio Coutinho

Abaixo foto da torcida do Flamengo fazendo festa em 1980

11 comentários:

Gremista Fanático disse...

Ate que enfim chegou aonde voce queria não é mesmo Wh? rsrs. Pra mim o futebol de verdade começou nessa decada,rsrs.
Foi realmente excelente a campanha do Flamengo, apenas 2 derrotas, e o timaço ali. valeu parabens, abraço.

Saudações do Gremista Fanático

Jefferson freire disse...

WH, a nossa superioridade sempre causa inveja nas pessoas, e todo título do Flamengo tem esse papinho de favorecimento. Uma verdadeira injustça e falta de reconhecimento de uma geração q jogou muita bola e encantou o mundo inteiro.

Muito bom o post, o melhor desta série de recordações..rsrsrs

PRepare o arsenal rubro-Negro, pois nesta década só deu Mengão!

Mestre Benicha disse...

Fala WH,

Faço coro com o Jefferson.

Nada me deixa mais frustrado e irritado que dizer que esse time dessa geração de 80 não mereceu ganhar os títulos que conquistou.

Foi um dos melhores times da história do futebol brasileiro, melhor inclusive que muitas escalações da seleção brasileira.

Que saudade!!!

Visite também o Rio Futebol, se puder!

Grande abraço,

Leonardo Resende
Rio Futebol
http://riofutebol.blogspot.com
adm.riofutebol@gmail.com

Michel Farias disse...

caraca 40 clubes é demais..

Em relação ao time, sem dúvida foi o melhor time que o Flamengo já teve, infelizmente hoje temos que aturar Obina e cia..


Abraço Hebert!!

http://ofuteboleoscariocas.blogspot.com/

Mel disse...

Queria ter visto o Mengão ganhar esse titulo...
Caramba... 40 times?! é coisa hein...
A verdade é que reclamação da arbitragem sempre existe...
Com certeza essa década foi a melhor do Flamengo!
Abraço.

Felipe Delfim disse...

Fala aê WH, com certeza, era só o começo de uma década fantástica... como eu queria ter nascido antes pra poder ter visto esse time jogar... rsrs

Flamengo - o clube mais invejado do Brasil!!

Abraço!!

http://deprimafc.blogspot.com/

Marcão disse...

Infelizmente não pude acompanhar essa decada maravilhosa do Mengão.

Pelo o que eu vejo,leio e escuto Flamengo foi o terror dos anos 80.

1 Mundial Interclubes foi pouco !

Pedro Franco disse...

E está chegando o Verdão

Daqui a 5 anos

eheheheh

Abraços

Saulo disse...

A década de 80 foi fantástica para o Flamengo. Foi assim que cresceu mais ainda a sua torcida.

Mateus Papini disse...

A gente foi roubado contra o flamengo pelo José Assis Aragão.

Se ele não tivesse roubado, teríamos conquistado nosso 2º campeonato brasileiro. Eu considero o galo campeão brasileiro de 80.

...sim o Flamengo tem seus méritos...

Abraços WH!

Anônimo disse...

Na minha opiniao, qualquer flamenguista que comemore esse titulo de 80 é um tremendo de um idiota, Porq foi um dos assaltos mais explicitos do futebol brasileiro. a arbitragem nem merece comentario,REGULAMENTO-CRITÉRIOS DE DESEMPATE
1- Maior nº de vitórias; 2- Melhor saldo de gols;
3- Maior nº de gols pró; 4- Menor nº de gols contra- Se levarmos em conta que Atletico teve 15 vitorias e flamengo 14, Atletico fez 46 gols levou 16 e fico com um saldo de 30 - Flamengo fez 46 gols levou 20 e fico com um saldo de 26. o atletico mineiro levou vantagens em todos os criterios de desempate sem contar que nos dois jogos da final nao tomou gol em casa e marcou dois na casa do adversario. Agora se alguem me falar que esse titulo nao foi Roubado do atletico. TA DE BRINCADEIRA!!!!!