terça-feira, 3 de novembro de 2009

Futebol Recordação: Flamengo campeão brasileiro de 1982


Vamos dar continuidade a uma série, dentro de outra série que pertence a um quadro. Sim, porque no Futebol Recordação, estamos falando de todos os Campeonatos Brasileiros, desde o primeiro. Chegando à década de 80, nos deparamos com o segundo título do Flamengo, numa série que você não perde por esperar nas postagens seguintes aqui no Pitacos.

Mas por enquanto, vamos conter a ansiedade, principalmente dos amigos leitores flamenguistas e vamos aqui, neste espaço, falar sobre o bi-campeonato conquistado no ano de 1982 pelo Mengão.

Flamengo, campeão brasileiro de 1982.


Seria impossível o Flamengo chegar pra aquela disputa com mais moral do que já chegava. No ano anterior, apesar de não ter sido campeão brasileiro, havia conquistado o Carioca, a Libertadores e o Mundial. Se no título de 1980 o Fla provou sua grandeza além das fronteiras do Rio de Janeiro, em 82 não precisava provar mais nada, pois o mundo todo já tinha conhecimento da força do clube.

A base do time foi mantida, mas mesmo assim houve uma mudança significativa. Com a morte do treinador Claudio Coutinho, dias antes do terceiro jogo da final do Campeonato Carioca de 1981, Paulo Cesar Carpeggiani assumiu o comando técnico da equipe e se manteve durante toda a disputa do Brasileirão de 1982.

Zico permaneceria no papel de estrela, capitão, craque e ídolo do time, além de ter sido também, o artilheiro do torneio.

Fatos curiosos

Apesar do Grêmio, atual campeão brasileiro na época, ter feito a final da competição com o Flamengo, atual campeão mundial, foi o Guarani que conseguiu certa marca até invejável.

Com um ataque formado por Lúcio, Jorge Mendonça, Careca e Ernâni Banana, o Bugre conseguiu atingir a maior média de gols de uma equipe numa única edição inteira de Campeonato Brasileiro. Foram 53 gols em apenas 20 jogos, totalizando uma média de 2,65 gols por partida. O Palmeiras em 79, fez 16 gols em cinco jogos, média de 3,20 por jogo. Mas o alviverde entrou na disputa já nas quartas-de-final.

Como as duas partidas das finais terminaram empatadas (você verá mais adiante nesse post) pela primeira vez o Campeonato Brasileiro seria decidido na disputa de um terceiro jogo na grande final.

Regulamento

Em 82 o regulamento foi diferente do ano anterior. A primeira fase, também tinha 40 clubes, porém, divididos em oito grupos de cinco times cada. Em turno e returno, se classificavam os líderes, vice-líderes e terceiros colocados. O quarto de cada chave jogaria a repescagem.

Na repescagem, temos oito times sendo divididos em quatro confrontos. O vencedor de cada passaria adiante no torneio.

Na segunda fase, temos 24 classificados diretamente e mais quatro vindos da repescagem e ainda os quatro líderes da primeira fase da Taça de Prata. Formaram oito grupos de quatro times cada. Em turno e returno, se classificavam os dois líderes de cada grupo.

Na fase final foi mantida a formula do ano anterior com oitavas-de-final, quartas-de-final, semifinais e final. Eram jogos de ida e volta com o time de melhor campanha tendo o direito a mando de campo na segunda partida.

A grande final – terceiro jogo com ofensas e clima de guerra


Não há dúvidas nenhuma que ali acontecia o encontro das duas melhores equipes do país no momento. O Grêmio tinha sido campeão brasileiro no ano anterior. Já o Fla, tinha conquistado o caneco em 80 (ambas as conquistas você já viu, ou pode ver aqui no blog mais abaixo). O time gaúcho tinha a vantagem de jogar a segunda partida e uma eventual terceira em casa e ainda tinha a seu favor o fato de precisar, apenas, de três empates para ser o campeão.

O primeiro jogo caminhava para o que seria o segundo triunfo gremista. Com um 0x0 muito disputado, aos 38 do segundo tempo, Tonho abriu o placar para os gaúchos. Os mais de 138 mil torcedores que abarrotavam o Maraca pareciam não acreditar no que viam. Nem mesmo a parcela de torcedores visitantes. Mas como prometido logo após o golpe, Zico empatou o jogo numa bela jogada individual aos 42 minutos da etapa final.

Para a segunda partida, do lado tricolor, a certeza era uma: seremos campeões em cima dos campeões mundiais. Com isso, foram nada mais nada menos do que 74.238 torcedores para lotarem o Olímpico.

Apesar de um jogo muito truncado com o Grêmio fazendo a maior parte das jogadas ofensivas do jogo e não conseguindo furar a forte e competente retranca rubro-negra, o jogo acabou mesmo em 0 a 0 obrigando as equipes a protagonizarem um terceiro encontro.

Nas entrevistas após o término da segunda partida, o clima esquentou de vez. O goleiro Leão, do Grêmio, disse que o Flamengo era um time de covardes. Durante a semana que intermediou o segundo e o terceiro jogo da final, o centroavante flamenguista Nunes, não satisfeito com a declaração do rival prometeu um gol em cima de Emerson Leão. No Globo Esporte que foi ao ar no dia da final, Zico disse que havia sonhado com a vitória por 1x0, sendo Nunes o marcador do gol.

O jogo decisivo, conseqüente dessas polêmicas, começou bem quente. Logo com dois minutos de bola rolando, Leão defendeu uma bola e sofreu carga do seu “inimigo” Nunes. Em resposta, o goleiro gremista não pensou duas vezes e mandou o cotovelo no rosto do 9 da Gávea. O atacante rubro-negro virou, apontou para o rosto de Leão e disparou: vou fazer um gol em você, seu babaca! Foto da cena abaixo:


Com dez minutos de bola rolando, Zico pegou uma bola no meio campo, saiu driblando meio time do Grêmio e deixou o “João Danado” na boa para tocar na saída de Leão e fazer o gol único da partida. Com o resultado, o Mengão passou a se segurar no jogo, segurando as investidas tricolores ao ataque.

Mas com o gol de Nunes ficou visível que a partida tomava outra característica com os gremistas construindo jogadas e partindo pro ataque de forma desesperada. Nesse momento cresceu a figura do goleiro flamenguista Raul, que em um dos lances, chegou a tirar uma bola de dentro do gol. Até hoje há muita reclamação dos gaúcos por causa desse lance. Em sites de vídeos, é possível observar que a bola chegou a entrar no gol, que não foi validado. Mas no resumir dos fato, o título acabou mesmo indo para a Gávea.

Para o técnico Paulo Cesar Carpeggiani, o gosto foi mais do que especial. Revelado e tendo atuado boa parte da carreira de jogador no rival do Grêmio, o Internacional, sendo inclusive vencedor da maioria dos GRENAIS que disputou, ele comemorou a conquista duplamente.

Festa na casa do oponente. Mas em todo o Brasil, a torcida que crescia cada vez mais, (principalmente no Nordeste, influenciado pelas rádios que haviam transmitido a Libertadores e a final do Mundial de 81) gritava e comemorava o segundo titulo do Flamengo.

Dados do jogo final

Grêmio 0x1 Flamengo
Local: Olímpico (Porto Alegre)
Juiz: Oscar Scolfaro (SP)
Renda: CR$ 29.579.900,00
Público: 62.256 espectadores

Flamengo


Em pé:
Leandro, Raul, Marinho, Figueiredo, Andrade e Júnior;
Agachados: Tita, Adílio, Nunes, Zico e Lico.

Grêmio: : Leão; Paulo Roberto, Newmar, De Leon e Paulo César; Batista, Paulo Isidoro e Vilson Tadei; Renato, Baltazar (Paulinho) e Tonho (Odair)
Técnico: Ênio Andrade

Campanha do campeão

O Mengão, em 23 jogos, venceu 15, perdeu apenas 2 e empatou 6. Balançou as redes adversárias em 48 oportunidades e lamentou gol sofrido por 27 vezes.

Jogadores que fizeram parte da campanha

Goleiro: Cantarele e Raul
Laterais: Junior e Leandro
Zagueiros: Marinho e Mozer
Meio Campistas: Adílio, Andrade, Tita, Vitor e Zico
Atacantes: Anselmo, Chiquinho, Edson, Lico, Nunes, Peu, Popéia, Reinaldo e Zezé
Técnico: Paulo César Carpeggiani

14 comentários:

Rafael Sobieski disse...

Essa postagem com certeza foi a que ele fez com mais gosto. Rs

Era um grande time, não pude vê-lo jogar, mas pelo que reza a lenda Zico, Andrade e Júnior brilharam muito no Flamengo esses tempos ein

Abraço

Jefferson freire disse...

O Leão sempre teve muita inveja do Fla. Tomou a resposta na cara. Dá-lhe Nunes, Dá-lhe Mengão.

Muito bom mesmo!!!

SRN

Blog do Vascão disse...

Se fosse pontos corridos nem seria campeão kkkkkkkkkk....

Mas e ai será que esse Juiz: Oscar Scolfaro (SP) é da máfia "José Roberto Waith" aquele que expulsou uma "penca" de jogadores para o framengo ganhar do Atlético na Libertadores que ainda não contava com Argentinos e Uruguaios? kkkkk...

Mas se não se escreve kkkkk que nem a vaga na libertadores 2010, é só uma vaga...

Abraço
Jeferson

Wilson Oliveira disse...

auhauhauahauahuhaua

Jeferson Vascão e Jefferson Freire são duas figuras...

Hahahahaha

Gremista Fanático disse...

Cara nenhuma notinha sobre o lance em que deu o titulo a voces, aquela bola entrou com toda certeza, alem de 1 penalti não marcado.

"Com o resultado, o Mengão passou a administrar o jogo, segurando as investidas tricolores ao ataque. Mas com o gol de Nunes ficou visível que os jogadores gremistas sentiram o golpe e não conseguiram construir jogadas mais eficazes partindo pro ataque de forma desesperada."
Cara voce viu alguns lances desse jogo?

O Mengão não administrou o jogo, o que se viu foi um verdadeiro massacre do Grêmio, onde Raul alem daquele tapinha tirando a bola de dentro do gol, fez varias defesas incriveis.
Eu não tiro os meritos do Flamengo não, porque ganhou o jogo pelas mãos de seu goleiro, literalmente, mas a historia poderia ter sido diferente, a sim poderia, valeu. abraço.

Saudações do Gremista Fanático

Luís Eduardo disse...

Caro Wilson Hebert:
Primeiramente PARABÉNS pelo belo trabalho de contar a história desta épica conquista rubro-negra.

Tinha 8 anos na época e foi uma emoção única ver nosso Mengão calar o Olímpico... Aliás parte do Olímpico, porque a Nação Rubro-Negra lá estava em grande número, como sempre...

Este Gremista Fanático ficou nervosinho, mas sua descrição dos fatos é perfeita e retrata a superioridade daquele time do Mengão em todos os sentidos.

Na última rodada do Brasileirão 2009, novamente vamos massacrar os gaymistas aqui no Maraca e garantir o HEXA.

Vai para cima deles, Mengô... Graças ao Bruno, acredito no HEXA mais do que nunca.


SRN, Luís Eduardo
AMO FLA
Blog Saudações Rubro-Negras- http://jlwrubronegros.blogspot.com/
Blog SRN no twitter: http://twitter.com/

Wilson Oliveira disse...

Gremista Fanático,

O erro já foi reparado e o trecho do post foi refeito. Agora, mencionando a bola que o Raul tirou de dentro do gol.

Abraço!

Gremista Fanático disse...

Valew WH, não vou nem me dar ao trabalho de responder ao Senhor Luis Eduardo, só de voce ter retificado acho que já diz tudo, obrigado. abraço.

Saudações do Gremista Fanático

Luís Eduardo disse...

O Raul tirou bola de dentro do gol? Com todo o respeito ao gremista fanático e também ao parceiro Wilson Hebert, assisti a este jogo e tenho fotos do Raul salvando este gol em cima da linha. Na época, chegaram inclusive a alegar que o Andrade teria salvo com a mão.

Vai para cima deles, Mengô... Graças ao Bruno, acredito no HEXA mais do que nunca.


SRN, Luís Eduardo
AMO FLA
Blog Saudações Rubro-Negras- http://jlwrubronegros.blogspot.com/
Blog SRN no twitter: http://twitter.com/LuisSRN

André Peixoto disse...

Ah tu ficou feliz demais WH, grande time formado por Zico e CIA.
Estou batendo nessa tecla do regulamento, desde o início dos posts. Esse ano pelo menos não teve aquele critério de classificar por renda, ou por público ou coisa parecida. Aguardo ancioso o post de 2003, num sei porque mais estou. rs
Abraço Wilson
André do Blog Esporte Total
http://esportetotalbh.blogspot.com/

Ale disse...

eu ainda acho q roubaram pro meu time :D

bjss

Mateus Papini disse...

Post muito bom, gostei mesmo!!
Parabéns Flamengo!

Abraço WH

sports fan disse...

Hi, I came across your site and wasn’t able to get an email address to contact you. Would you please consider adding a link to my website on your page. We are happy to offer you a 10% discount to our Online Store if you do so. Please email me back and I would be happy to give you our link.

Thanks!

Frank
frank641w@gmail.com

eliseu disse...

Roubaram proflamerda nesse jogo. Quem não ve é clubista!!!