sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Conhecendo a Vizinhança



O Conhecendo a Vizinhança dessa edição vem mais uma vez especial. Temos a honra de apresentar para os leitores o maior torcedor do Lyon no Brasil. Filipe Papini tem o blog mais completo da equipe francesa no Brasil, o BrasiLyonnais, e talvez, um dos mais completos sobre times estrangeiros na parte brasileira da blogosfera.

Um cara autêntico, que leva seu blog muito a sério e sabe bem o que pretende com ele. Isso ficou bem evidenciado na sua entrevista. E ele também é o irmão do nosso entrevistado anterior, Mateus Papini (clique aqui e veja a entrevista de Mateus para o Conhecendo a Vizinhança).

Uma outra qualidade nesse respeitável blogueiro, é seu poder de articulação com as palavras. Tanto é, que antes mesmo de responder a primeira pergunta da nossa entrevista, ele já veio mandando uma mensagem para todos. Confiram:

"A iniciativa de entrevistar outros blogueiros só traz benefícios. Pois além de trazer acessos para o Pitacos do Bodaum, faz os seus leitores conhecerem outros "vizinhos", ou seja, ninguém sai perdendo nessa."

Qual o principal motivo pra você ter criado seu blog? Qual a importância dele para você?

Na verdade antes de criar o blog, eu participava bastante da comunidade do Lyon no Orkut. Com o passar do tempo, eu fui percebendo que eu era um dos membros mais informados sobre o time na comunidade, senão o mais. Além de perceber que eu tinha várias fontes boas e concretas. Logo, os poucos que participavam, ficavam esperando alguma postagem minha sobre determinados assuntos, e assim, acabei criando certa credibilidade por lá.

Até que demorou algum tempo, mas uma hora surgiu uma luz, e resolvi criar algo mais organizado e prazeroso. Além, é claro, acabou sendo uma forma de expandir as notícias do OL, não só no orkut, mas na web como um todo. Com pouco tempo eu fui pegando as malícias do "BLOGGER" e consegui criar um layout legal, com boas funcionalidades. Tive a ajuda de uma amiga minha da faculdade, que já teve diversos blogs, além é claro, dos "vizinhos" parceiros, e o pessoal lá da comunidade do Lyon.

Todos fazem parte desse blog. Juntando toda essa história, o blog acabou se tornando algo muito importante pra mim. Além de ser uma divulgação acadêmica, me fez conhecer diversas pessoas pelo Brasil, e também pelo mundo. Tive um reconhecimento legal por parte do jornalista Lédio Carmona do canal SporTV, que é um leitor do meu blog; Bruno Pessa, colunista do site IG, entre outros.

Contudo, o que venho notando durante todo esse tempo que escrevo no blog, é que acabei me tornando um bom conhecedor do campeonato francês. O que antes eu pouco sabia, agora eu já tenho um conhecimento intermediário, isso é importante pra quem quer trabalhar na área em um futuro próximo.



Quais são os blogueiros em que você se espelha?Por quê?

Vou ser sincero, são poucos. Eu acho que fujo um pouco do modo "blog" de escrever. Não consigo ser superficial, sempre que me atrevo a falar de algo que gosto, vou a fundo, demoro muito a parar. Talvez seja um defeito, mas ainda não recebi críticas sobre isso, muito pelo contrário.

No entanto, talvez todos os leitores do meu blog foram gentis demais para criticar, ou não tiveram coragem... Nunca vou saber ao certo. No mais, os blogueiros que mais me espelho são: Lédio Carmona e Bruno Pessa, ambos já citados por aqui. Além, é claro, do Christian Munaier, colunista do blog do Atlético Mineiro no Globoesporte.com. Tem mais pessoas, mas agora não estou conseguindo lembrar.

Qual o tema você mais gosta de escrever? Quais suas fontes e inspirações para escrever seus textos?

Com certeza eu gosto de escrever mais sobre futebol, é claro. Principalmente competições de nível internacional, como a Champions League, por exemplo. Já tive um blog, juntamente com mais quatro amigos da faculdade, que eu era o encarregado sobre "FUTEBOL INTERNACIONAL", então eu abordava jogo-a-jogo da UCL.

A madrugada ia embora, e lá estava eu escrevendo sobre os jogos. Assistia todos os lances e fazia um bom resumo sobre cada partida da semana, era legal, porém cansativo. Mas dava gosto de ver tudo bem feito no final. (Clique aqui e veja os post de Filipe Papini sobre a Liga dos Campeões 08/09).

Agora, me concentro especificamente no Lyon, to curtindo, e por enquanto não tenho planos de voltar a resumir todas as partidas como fazia anteriormente. A não ser é claro, que surja alguma oportunidade mais profissional ("estagiariamente falando").

As minhas maiores fontes para escrever são os grandes jornalistas esportivos que encontramos por ai, me espelho neles, para que um dia, humildemente eu possa exercer algum cargo similar ao deles. (Mas digo jornalistas de verdade, não enganadores): PVC, Lédio Carmona, André Rizek, Mauro Betting, Lélio Gustavo, Ludovic Milles, Alex Escobar, e toda essa galera boa, que assistimos e ouvimos por ai.

Entre todos os seus posts, você consegue escolher um como aquele que mais te marcou?

Com certeza! Foi o post que fiz sobre o fim da última temporada do Lyon. A postagem foi divulgada na íntegra no Jogo Aberto, blog do Lédio Carmona. Quando vi aquilo, entrei em estado de êxtase. Meus amigos todos me parabenizando. A sensação era de dever cumprido. Fiquei satisfeitíssimo e extremamente agradecido ao Lédio, por colocar meu nome e meu blog entre os seus favoritos em sua coluna. É algo indescritível. (Clique aqui e confira a postagem supracitada do blog Jogo Aberto de Lédio Carmona)

O que você dá mais importância nos blogs? E por quê?

A partir do momento que você topa fazer um blog, acho de fundamental importância que você domine o assunto sobre o qual vai falar. Isso sem citar as fontes, sempre você tem que correr atrás do "novo". A pressa de postar algo não é o primordial, desde que, o que você planeja esteja bem organizado e com todas as informações em sintonia com o leitor. Afinal de contas, você escreve para um blog, não para um telejornal de notícias de última hora.

É legal pensar no leitor como um leigo no assunto, tente dissecar os assuntos específicos de forma clara. Muitas vezes um blog com um ótimo visual, tem um péssimo conteúdo. Quando isso acontece, o leitor não vai demorar para apertar ALT+F4.

Criar métodos para persuadir o internauta é um das armas para o bom funcionamento do blog. Para que isso ocorra, basta unir um bom texto, planejamento gráfico, layout, boas imagens e quem sabe até se sobressair, criando infografias, gráficos e artes visuais. Esse é o segredo para atrair e manter o seu público alvo.

A pergunta que não quer calar e talvez seja curiosidade de todos que já visitaram o BrasiLyonnais. Como nasceu sua paixão pelo Lyon?

Parece bobo, mas surgiu apenas assistindo a um único jogo. Não me lembro com muita clareza. Foi uma partida, bem recente, não tem mais do que três anos. Foi entre Lyon e Bordeaux, provavelmente a final de alguma super copa. Era uma decisão em um único jogo, e o Lyon venceu nos pênaltis. Foi ali que me simpatizei com os jovens Benzema e Ben Arfa. Além do incansável Toulalan. O Juninho eu já conhecia, portanto nem me surpreendi.

A partir deste dia, comecei a escolher o OL em partidas de vídeo game, e em simuladores managers de computador. Comecei a ficar atento nas partidas transmitidas pelo SporTV nos fins de semana, até que descobri a comunidade do time no Orkut. O restante vocês já sabem.

Agora conte para o Conhecendo a Vizinhança, como o BrasiLyonnais está usando essa nova ferramenta que é o Twitter.

O Twitter eu aderi tem pouco tempo. Menos de uma semana para ser mais preciso. Acho que estou em uma fase de conhecimento, talvez seja por ali que vou ver quem de fato se interessa pelas notícias do Lyon. É uma forma de ter um feedback maior dos leitores. O Lédio (pra variar) já deu aquela força pra mim. Vamos ver como vai ser.

A intenção é simples: postar as notícias de uma forma bem simplificada, com um link direcionando ao blog. Se a pessoa que está seguindo se interessar pelo tema, ele clica no link e cai direto no blog, onde a postagem estará maior e mais explicativa.

Em dia de jogos pretendo ir postando algo semelhante aos grandes sites, que fazem uma espécie de "minuto-a-minuto", mas é claro, de forma BEM mais simples, só com lances de grande importância mesmo. Mas de forma alguma o Twitter chega pra substituir o blog. Muito pelo contrário, ele vem pra somar.

Desde que você faz parte da blogosfera, qual a melhor e a pior situação ocorrida em seus blogs e/ou em algum outro blog?

Em relação do BrasiLyonnais nunca tive problema algum, de nenhuma espécie. Porém, naquele meu antigo blog com o pessoal da faculdade, aconteceu uma situação meio chata. Fomos acusados erroneamente de plágio. Até um processo entrou em vigor. Motivo? O cidadão que entrou com a ação ficou com a pulga atrás da orelha ao descobrir que existia um blog com o nome similar ao dele, e com um conteúdo mais completo. Agiu de forma suja, tentando nos persuadir de um modo pitoresco, para arrancar informações pessoais dos membros do nosso blog.

A situação ficou bem chata, familiares ficaram preocupados, nós mesmos ficamos apreensivos, mas por fim (pelo menos por enquanto) não deu em nada, afinal de contas a acusação era falha. A partir de então, todos os envolvidos perderam o tesão de continuar postando, e talvez tenha sido o maior motivo para o blog ter entrado em um hiatus. Desde então tenho muito cuidado com o conteúdo que divulgo, e fico esperto com pessoas que se aproximam com intenções arrojadas. É sempre importante pensar mais de duas vezes ao divulgar informações pessoais para desconhecidos na web.

Liste agora pra gente, os sete melhores blogs em sua opinião.

Jogo Aberto
PVC
Arquibaldos
Terreiro do Galo
Le Blog du Foot
Blog do PP
Futebol, música, etc

Estes são os que eu paro para ler. Mas claro que existem alguns que dou uma passada de vez em quando, como o próprio Pitacos do Bodaum e os blogs do meu irmão. Mas é isso ai, não vou puxar saco não (risos).

Gostaria de agradecer a oportunidade de contar um pouco a história do meu blog, como funciona, o que pretendo e como penso. É legal ter essa abertura para o pessoal descobrir como trabalhamos duro, e na maioria das vezes não há nenhum reconhecimento. Mas o reconhecimento não é o nosso papel. Nosso papel é informar de uma maneira informal. O reconhecimento é um mero presente do esforço no trabalho realizado.

Essa entrevista é dedicada à todos aqueles que contribuíram e ainda contribuem com o desenvolvimento do blog. De forma direta e indireta. Você, jornalista Wilson Hebert, tem uma grande parcela nisso, portanto, os agradecimentos são todos meus.

Um abraço à todos.
Filipe Frossard Papini
http://brasilyonnais.blogspot.com
@BrasiLyonnais

10 comentários:

Saulo disse...

Eu conheço o blog do Felipe e é muito bom. Se você quer saber sobre o futebol internacional e principalmente o Lyon é só ir no brasilyonnais.

Blog do Vascão disse...

Eu acompanhava direto o Lyon até o Juninho Pernambucano sair de la, é um clube fantástico pena não ter levado sorte nas competições internacionais.
Parabéns ao blog do amigo Felipe, é de muito bom gosto.
Abraço
Jeferson

Renan Pinheiro disse...

Mesmo não sendo torcedor do Lyon, vez ou outra dou um pulo lá, o blog é muito bem feito e seu conteúdo está de forma boa para quem lê. Até algum futuro confronto Barça x Lyon hehe!

Impasse Livre disse...

sincero, simples e direto. parabéns pela entrevista. abs, leandro

Bruno Pessa disse...

Agradeço ao Filipe pelas citações, concordo que ele faz um belo trabalho no seu blog e fico feliz por termos a internet para trocarmos experiências e aprendermos cada vez mais sobre o que gostamos. Abraços!

Mateus Papini disse...

É Filipe... Seu blog ta fazendo sucesso mesmo, mas torcer para o Galo que é bom, NADA!

Filipe Frossard Papini disse...

Hahahaha... como assim Mateus??

Carlos Henrique Pereira disse...

Cara, uma boa ferramenta para unir o blog ao twitter é o Twitterfeed (http://www.twitterfeed.com), que permite automatizar uma postagem no twitter assim que se faça uma postagem no blog. Vale à pena conferir!

Abraço,

Visitem: http://blogcraquesdebola.blogspot.com

Anônimo disse...

veja meu blog , http://saopauloblognews.blogspot.com/

Filipe Araújo disse...

Boa iniciativa! Bela entrevista!

Saludos!

http://gambetas.blogspot.com